Quem Somos

Dois compadres… duas big barrigas… o gosto pela natureza… a vontade de partir à descoberta dos encantos de Portugal…



Corria o ano 2007, no mês 6, quando dois amigos decidiram partir à descoberta do trilho “Cabeço do meio dia”, em plena Serra D’Arga. Desolados por não terem encontrado a “pastorazinha” mas felizes e motivados pelo que experienciaram, esta caminhada foi a primeira de muitas.

E, 10 anos depois, já lá vão quase, senão mais de uma centena… Aos compadres foram-se juntando alguns amigos, depois o amigo do amigo… O grupo foi crescendo, as barrigas também – em número e volume. E assim batizaram a mascote do grupo, o “Rigas”. Um rapaz simpático, caminheiro, que não se cansa de exibir a sua bar”Riga”.

Ainda experienciaram caminhar com outros grupos organizados mas rapidamente entenderam que o melhor seria criar o próprio grupo. Um grupo livre, desinteressado, com o objetivo de caminhar, explorar o nosso país e, sobretudo, fomentar a amizade entre os participantes.

E assim surgiu, a 13 de setembro de 2009, a primeira caminhada oficial dos Solas Rotas aberta à comunidade: “Trilho do curro da velha”. Desde então passaram a realizar um caminhada mensal aberta à comunidade, conforme o calendário que é publicado anualmente.

Além destas, realizam também outras atividades restritas aos membros do grupo como grandes rotas, caminhadas extra calendário, fins de semana, escapadinhas, etc.

Para ser membro, basta fazer 6 caminhadas (oficiais) com o grupo, ao fim deste tempo, considera-se que o caminheiro pretende efetivamente caminhar com os Solas e está devidamente integrado para participar nas demais aventuras.

Assim são os Solas Rotas: um grupo de amigos que anda por aí, num trilho perto de si!...