I Caminhada: Trilho Curro da Velha à lupa

Boas Caminhantes,

Esta nossa primeira caminhada, levou-nos até Castro Laboreiro, bem pertinho da nossa vizinha Espanha. As montanhas, o solo rochoso e a sua calma, foram aspectos que incentivaram a escolher esta caminhada, como a primeira de muitas organizada pelo grupo Solas Rotas.

Domingo, dia 13, lá partimos em direcção a Castro Laboreiro, esperavam nos 150 km pela frente, então partimos. Antes de começar o percurso ainda deu tempo para pararmos num miradouro, para apreciar a vista, como para alguém aliviar o medo... do percurso, seguidamente em Castro Laboreiro, paramos para um coffee break.

Depois de enchermos as barrigas, estava na hora de as devastar, e deslocamos até ao início do percurso, a uns 9km de Castro Laboreiro, até a casa de guarda de Pousios, entre a povoação de Ribeiro de Cima, e Ribeiro de Baixo, que mais parece um bunker, devido ao seu nível de degradação.

Quando todos estávamos prontos, lá começamos a subir, uma pequena subida de 2km, o qual se fez bem devagar, devido ao calor e para melhor desfrutar da paisagem envolvente.


Entre lamentos...


As saudades da caminha...


As caminhadas nos shoppings...


O sofá de casa...


Chegamos ao topo, e logo entraram no espírito, e esqueceram os "vícios" da cidade


Já no planalto, depois do esforço da "rampinha", percorremos a densa vegetação de fetos, e outros tipos de vegetação. Foi possível ver o gado Barroso a pastar, típico daquela zona, bem antes de chegarmos ao "Curro da Velha".


Depois do primeiro abastecimento, num dos poucos locais sombrios, e com uma temperatura a rondar os 25 graus, continuamos em "fila indiana", sobre a branda que dá o nome ao trilho.


Antes de começarmos a descer, lá no alto, a foto do grupo, para mais tarde recordar...os 13 magníficos.


Como quando se sobe...tem que se descer, ou vice versa, iniciamos a descida, bem a pique, e com o cuidado redobrado para não descermos... rapidamente.


Chegado a Ribeiro de Baixo, podemos apreciar os espigueiros da povoação, uma pequena maravilha que a pouco e pouco se vai perdendo.


Já com a barriga a cheia, foi tempo de começar a andar, sim porque com a proximidade na "nostra" vizinha Espanha, alguém poderia querer dormir a "siesta". Sempre acompanhado pelo rio Castro Laboreiro, e sem podermos dar um mergulho, começamos novamente a subir para a próxima povoação.


A boa disposição sempre reinou, e superiorizou o cansaço, bem como o forte calor. Aqui, a nossa ultima paragem, ultima sombra, antes de iniciarmos a subida.


No último bebedouro, e já na povoação, a 200 metros da meta, algo nos esperava, se antes do almoço apareceu uns "bifinhos", para o lanche estava reservado umas "coxinhas" de rã.

Finalmente chegamos ao fim, desta nossa aventura, que apesar do muito calor que se fez sentir e alguns imprevistos à mistura, é de enaltecer o grupo que participou, pelo convívio e pela alegria.

  • Nome: Trilho do "Curro da Velha"
  • Local: Castro Laboreiro (Melgaço)
  • Partida/Chegada: Pousios (Ribeiro de Cima)
  • Tipo: Circular
  • Distância: 7 km
  • Grau: Médio/Alto (devido ao calor)
  • Data: 2009-09-13
  • Participantes SR: Jorge, Sérgio, Carlos, Carla, Catarina, Francisco, Andreia, Xavier, Noémia, Álvaro, Sónia, Zé, Nuno
  • Duração: 3:40 h
  • Mapa: Trilho "Curro da Velha"
  • Organização: Solas Rotas

Comentários

  1. Já pode constatar que tiveram uma estreia segura no arranque da nova época 2009/2010. Como sabem não estive presente, tive um entorse no pé e ainda não consigo caminhar com uma "perna às costas" - é do peso. Parabéns aos guias e restantes participantes.

    ResponderEliminar
  2. Não esquecer de colocar este e outros percursos em MAPAS

    ResponderEliminar

Enviar um comentário