sábado, 3 de abril de 2010

Serra na Serra da Freita

No passado dia 27 de Março, alguns dos elementos do grupo desta vez rumaram à Serra da Freita para mais uma caminhada, organizada pelo Clube de Campismo de S. João da Madeira. O dia para os que foram começou bem cedo, tal a ansiedade de chegar e não ver os outros partir…há que garantir o lugar!


[Sónia]

Finalmente chegamos ao ponto de encontro no Refúgio do Merujal onde já muitas pessoas estavam em amena cavaqueira pois o dia prometia ser em grande. Após um breve discurso dos elementos organizadores sobre a reactivação da secção de montanha do clube, lá partimos para o nosso percurso do dia que seria uma mistura de 2 trilhos de PR com o de GR existente na Serra da Freita, em direcção a uma antiga casa de guarda-florestal, recentemente adquirida pelo clube com vista a ser recuperada para apoio aos montanheiros que dela venham a precisar.


[Sónia]

No inicio após passar uma área de lazer, um ribeiro que tinha que ser transposto por um pequeno salto, dando logo origem á primeira queda de um dos presentes, sem consequências, e lá continuamos desfrutando da magnifica paisagem que a serra nos oferece a partir desta altura do ano.


[Sónia]

A primeira aldeia a ser atravessada foi Albergaria da Serra, com o seu bonito casario a azáfama matinal dos seus habitantes, continuando o percurso por entre rochedos mas ao longo do rio e das suas azenhas que em tempos já tiveram a sua função… depois o trilho tornou-se mais suave, feito por estradão onde se vislumbravam as eólicas e o gado de uma raça autóctone, Arouquense, que pastam livremente pela serra.


[Sónia]

A fome já começava a dar sinais e finalmente lá chegamos ao local do futuro refugio junto ao estradão do GR28, onde seria o nosso almoço… mas aconteceu que chegamos primeiro que o prometido almoço oferecido pela organização!


[Sónia]

Então após uma breve espera, finalmente um jipe lá trouxe o que todos esperavam: “chegou o almoço!”, excelentemente bem servido pelo Restaurante do Refúgio da Freita.


[Sónia]

A sopa de pedra acompanhado por umas boas bifanas, e com bebidas à mistura foi suficiente para recuperar novas energias para nos fazermos de novo ao trilho, cruzando-nos com alguns elementos que faziam um rally paper que decorria por aquelas paragens.


[Sónia]

Já no regresso e passando de novo pela aldeia de A.da Serra, alguns elementos aproveitaram a pausa para um café, ficando o grupo dividido em 2, pois a maioria foi directa ao fim do percurso enquanto outros elementos fizeram um desvio junto ao Rio Caima para desfrutar mais um pouco da serra e ir ao miradouro da Frecha da Mizarela, com a sua magnifica queda de água que nesta altura do ano jorrava com toda a força que lhe era permitida…rapidamente entramos no PR7 que nos levou de retorno ao inicio do percurso, terminando assim mais uma excelente caminhada, com a promessa de haver próximas, sem “banquete” é claro!


Outra(s) informação(ões)
  • Percurso: Caminhada na Serra da Freita
  • Local: Merujal (Serra da Freita)
  • Partida/Chegada: Parque Campismo do Merujal
  • Tipo: Circular
  • Distância: +/- 11 km
  • Duração: 4 horas
  • Grau: Baixo/Moderado
  • Data: 2010.03.27
  • Participantes: José, Maria João, Catarina, Sónia
  • Almoço: Volante
  • Dicas: roupa adequadas às condições atmosféricas, botas, muda de roupa/calçado (recomendado)
  • Organização: Clube Campismo S. J. Madeira
Sónia Oliveira elaborou este artigo

Sem comentários:

Publicar um comentário