X CAMINHADA: CABREIA E MINAS DO BRAÇAL À LUPA

No dia 27 de Junho, o nosso grupo deslocou-se até Sever do Vouga, mais propriamente a Silva Escura, para realizarmos o PR2 Cabreia e Minas do Braçal. Para variar, mais uma vez, "quase" que éramos pontuais (atraso 20minutos), fica aqui o nosso pedido de desculpas, aos que tiveram que esperar.
Depois deste pequeno contratempo, deslocámo-nos até ao inicio do trilho. Este fica situado na zona de lazer do parque da Cabreia. Chegando lá e após estacionarmos os carros, iniciamos o percurso.


Chegada ao inicio do percurso [José Ribeiro]


Concentração do grupo na zona de lazer do Parque da Cabreia [Carlos]

Devido à beleza deste parque, as várias fotos dos nossos "paparazzis", as pontes em madeira, as correntes do rio Bom, a zona de lazer e a respectivas....casas de banho, fizeram com que o grupo tivesse um arranque entre o devagar...devagarinho...parado.
Seguidamente pusemos os pés ao caminho, ou melhor as solas... para passados 2 minutos todo o grupo tornar a parar.


Pontes de madeira no parque [Carlos]


Trilho dentro do parque [Carlos]

Chegando a cascata da Cabreia, com os seus 25 metros de altura, de facto uma coisa maravilhosa, para quem conhece. As fotos multiplicavam-se e este foi o local escolhido para a nossa tradicional foto de grupo, com a cascata ao fundo.


Antonito, Cláudia, Cláudio, Sofia, Marta, Elisa, Agostinha, Sérgio, Zé, Pedro, Rocha, Rodrigo, Ricardo, Júlio, Sónia, Filipe, Telma, Catarina, Maria José, Nadine, José, Leonel, Sónia, Pinheiro, Jorge... e o fotografo de serviço Carlos [Carlos]


Ricardo na "cerca", com a Cabreia de fundo [Carlos]

Após a foto, continuamos o trilho, o nosso objectivo agora, era chegar ao segundo ponto que dá nome a este percurso as Minas do Braçal. Alguns moinhos em pedra existentes neste parque preenchem uma paisagem deslumbrante, contrastando com o verde das árvores, e o azul do rio.


Saída do parque [Carlos]

Passado algum tempo, depois de abandonarmos o parque, entravamos na floresta, rodeados de eucaliptos, e por um caminho em terra, que de batida não tinha nada, levantando um pó incomodativo (para quem vinha atrás...eu não me posso queixar).


Chaminé da Fundição [Carlos]

Com um andar a um ritmo, bastante bom, privilegiando as brincadeiras e os convívios entre os participantes, as pequenas paragens para agrupar o grupo, ajudavam a recuperar as forças, devido ao grande calor que se fazia sentir. Eis que chegamos a fundição, abandonamos por uns momentos o caminho e subimos cerca de 200m para ver aquele edifício, de registar a longa chaminé lá existente.


Edifícios em ruínas, faziam parte do complexo mineiro das Minas de Braçal [Carlos]

Voltando ao estradão, e com a barriga a dar horas, era tempo de almoçar, antes ainda uma passagem pelas Minas de Braçal (exploração de chumbo), onde vários edifícios em ruínas, mas ao mesmo tempo, belos envolvidos pelo verde da vegetação, onde mais uma queda de água (não tão grande como a da Cabreia), esta agora no rio Mau. Depois de uma pequena paragem e indecisão onde iríamos comer, porque aquela água de facto apetecia experimentar....decidimos continuar e "acampar" mais acima das minas, à entrada para a casa principal das mesmas.


Caminho [Carlos]


O...restaurante [Carlos]

Depois do nosso apetitoso almoço, e dos tradicionais "miminhos" das senhoras (Café, Bolo, Cocos), estava na hora de partirmos para a ultima etapa. Passado a casa principal, em que outrora era caracterizada pelos seus lindos jardins (informação recolhida por um antigo trabalhador das minas), hoje nada mais que mato e umas casas abandonadas.

Continuamos, descemos as escadas e entramos novamente no caminho, desta feita, rodeados por austrálias e carvalhos, faltava pouco, sempre com o rio ao nosso lado, só pensávamos chegar ao fim... Mas antes o pior do trilho, a "pequena" que mais parecia uma "longa" subida, devido ao forte calor que se fazia sentir. Chegamos ao fim!!!!!


Finalmente o merecido mergulho... [Carlos]

Outra(as) Informação(ões)
  • Percurso: PR2 - Trilho Cabreia e Minas do Braçal
  • Local: Sever do Vouga
  • Partida/Chegada:Silva Escura
  • Tipo: Circular
  • Distância: 10.6 km
  • Grau: Fácil/Moderado (Calor)
  • Data: 2010.06.27
  • Inicio: 9:45
  • Participantes: Marta, Sérgio, Catarina, Sónia Mouta, Sónia Oliveira, Carlos, Leonel,José,Pinheiro, Telma, Antonito, Elisa, Jorge, Cláudia, Cláudio, Sofia, Rodrigo, Maria José, Júlio, Filipe, José Ribeiro, Nadine, Rocha, Ricardo, Agostinha, Pedro
  • Almoço: Volante
  • Dicas: Água, Bastão (recomendado), Roupas adequadas às condições atmosféricas, botas, muda de roupa, protector solar, repelente de insectos, Calções Banho/Bikini (opcional)
  • Mapa: Faça o download aqui
  • Outras Informações: Silva Escura
  • Organização: Solas Rotas

Comentários

  1. Como caminhada de baptismo, para nós foi excelente, nada abaixo do que tinhamos imaginado e temos toda a certeza de repetir e continiuar a seguir as pegadas dos Solas Rotas.
    Cláudio/Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Obrigado a TODOS

    Espero que tenham gostado desta nossa caminhada, e para alguns (membros), para a próxima acreditem no vosso Amigo quando disser para levar calções de banho.

    Aos amigos novos que nos acompanharam (Telma, Antonito, Elisa, Cláudio e Cláudia) espero vos ver, noutra caminhada nossa.

    Até dia 11 de Julho (Arouca)

    Saudações Pedestres

    ResponderEliminar
  3. Mais uma caminhada agradável, na companhia de "velhos" amigos e de novos acompanhantes.
    Já agora na próxima em que se tenha direito a banhos, vejam se ligam o aquecimento da água...

    Até a próxima
    Melhores cumprimentos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário