XX Caminhada: Trilho de Turio à Lupa

Estou a escrever esta crónica para relatar mais uma aventura do grupo Solas Rotas. É um trabalho árduo debitar tanta asneira para agradar os meus 2 leitores. Tenho personalidade dupla.

No passado dia 22 de Maio, o grupo organizou a sua XX caminhada que se realizou na bonita Serra da Cabreira em Vieira do Minho. Desta vez percorremos o Trilho de Turio, mas já anteriormente percorremos o Percurso da Costa dos Castanheiros (II Caminhada) e os Moinhos do Ave. O inicio do trilho é na Casa de Guarda do Turio. Depois de sairmos de Vieira do Minho vamos em direção a Cantelães, viramos à direita quando aparecer um cruzeiro em pedra. A estrada é estreita, mas lá avançamos até o inicio da estrada em terra batida. Deixamos ai os carros, até à Casa do Guarda são 1,5km.

Na Casa, o guarda já não mora. Só assim é possível compreender como esta, e muitas outras na região, chegaram a este estado de degradação. Se não são viáveis para turismo, podiam pelo menos efetuar pequenas obras e limpezas regulares ou então mandem emparedar as suas entradas para tapar as suas vergonhas. Após um breve discurso do Sérgio, lá iniciaram a marcha 130 solas - 12 patas incluídas. Esta é de longe a caminhada, organizada pelo grupo, que teve maior participação.

Rio [luís]

Quando foi dada a ordem para a debandada geral, o Sérgio foi para a frente do pelotão, eu fiquei a fazer de carro vassoura. Durante grande parte da caminhada, tive o privilégio de "varrer" um grupo de 9 participantes de Lisboa, que entretanto tinham ficado para trás e me fizeram companhia. Somos um grupo do norte e por isso seguimos a velha máxima: "Nós só queremos Lisboa a ... Caminhar!".

Queda de água [rui correia]

Lembro de falar com um deles, que as árvores Mimosas, abundantes no local, tinham uma flor muito bonita e um aroma agradável. Fiquei então a saber que em questões de árvores, também são preferíveis as "feias, porcas e más". Tal e qual como o Eucalipto, as Mimosas são originárias da Austrália e são consideradas árvores invasoras, pois impedem o desenvolvimento de espécies de árvores locais. Para mim passaram a ser as Mimosas Assassinas e deviam ir dançar o vira para outro lado.

Queda de água [rui correia]

Continuamos a caminhar, brindados esporadicamente com quedas de água e constantemente com o som de fundo do rio Turio, a correr no vale. O percurso foi buscar o seu nome ao rio, já o rio não sei onde foi buscar o seu. Fizemos a primeira pausa no parque das merendas, perto do rio. Além de um primeiro abastecimento, principalmente de água, brilhou a "Estela" da companhia. Ora atiram o pau ao rio, ora a cadela o vai buscar! Ora está molhada, ora estamos todos molhados! "Vai sacudir para outro lado", dizem todos.

A "Estela" da Companhia [cláudio]

Tinha vindo todo o percurso a insinuar, que a subida que se seguia, ia ser bastante difícil. E na realidade era. Uma subida com uma percentagem de inclinação na ordem dos 40%, durante aproximadamente 300 metros. Como calculamos a percentagem de inclinação? A formula é inclinação = altura x 100 : comprimento. Para meu espanto, quando cheguei ao inicio da subida, já todos tinham ido embora, ninguém ficou para trás para eu ajudar. Pela primeira vez não tive desculpa para também descansar um pouco. Afinal só eu tinha ficado convencido que era difícil! Na subida o que estava a dar era rolling stones, mas não me soava a musica, desviando-me aqui e ali, lá fui subindo a custo e sem falar muito.


Subida infernal ao céu [manuel a. madeira]

Quando chegamos ao topo tivemos a merecida recompensa. A paisagem era deliciosa. Montes a perder de vista, famílias de árvores formando padrões, ao longe incrustada nos monte a povoação de Vieira do Minho e o azul do céu a contrastar.

Grupo [manuel a. madeira]

Seguimos a nossa viagem, agora já numa estrada de terra batida. O grupo vai confraternizando entre os seus elementos e entre os participantes. Espero que todos, sem exceção, se tenham sentido incluídos. Do lado dos participantes, os que viajam em grupo, não tem esse tipo de problemas. Preocupa-me mais os que vieram pela primeira vez e sozinhos. Será que lhes demos a atenção merecida? Sou a favor que o grupo lance uma campanha, que se pode designar por "Adote um Caminhante". Isto é, alguém do grupo ficava responsável pelo bem estar desse novo caminhante.

Floresta [rui correia]

O percurso marcado, indica que devíamos ir pela estrada de alcatrão. Mas como somos mais tipo todo o terreno, à primeira oportunidade, embrenhamo-nos na floresta, caminhando paralelamente à estrada, sem a visualizar. Uma floresta fantástica na primavera, mas que no Outono se supera.

Vaca desconfiada protege crias [cláudio]

Pelas entranhas da floresta vimos uma manada de vacas. A matriarca da família, com crias por perto, traçou uma risco no chão e mugiu algo do género "Muuuuu... Mu... Muu!" - traduzido quer dizer "Aqui ninguém passa!" . Como sempre, não me armei em herói, estava de vermelho e mesmo sabendo que é um mito que atacam quem estiver de vermelho, resolvi não mostrar que tinha razão e afastei-me de mansinho.


Cogumelo "BIP" [manuel a. madeira]

Continuamos e quase tropecei no "cu do Melo", alguém animado com as notícias recentes, atirou-se para o chão, e antes que tamanha vedeta se afasta-se... disparou "sem" vezes! Queria em meu nome, e tenho a certeza que falo em nome de todo o grupo, desejar as maiores felicidades para o fotógrafo e sua eterna companheira (Nikon?!) para estes novos tempos (de fama) que se aproximam.


Foto Grupo [jorge]

De cogumelo em cogumelo lá chegamos à preparação da tradicional foto de grupo. Quase que manchava a reputação do grupo. Ia jurar que era o Ricardo que estava deitado de vermelho à minha frente e estava já pronto para a palhaçada, isto é, aplicar um golpe tipo wresteling nele. Ia já em pleno voo, quando pelo canto do olho, vejo o Ricardo do outro lado e em pé! Fiz "pause" e "rewind" e lá poupei a maçada de ter que dar uma explicação, que ia parecer ridícula. Não sei se reparou no sucedido, mas a camisola vermelha que trazia foi rapidamente trocada.

Debandada [josé carlos]

O almoço volante foi servido no parque de Merendas da Serradela, um local agradável e com água potável. Durante o almoço, principalmente o Francis, entusiasmado, andou a servir bolinhos de bacalhau, rissóis, camarões, leitão, moelas, arroz de cabidela, bacalhau com natas, café e acabou a trocar bugigangas do grupo por algo mais material - o emblema bordado. Relembro que quem achar que o emblema serve para alguma coisa, deve enviar um email ou falar pessoalmente com um dos membros do grupo.

Hélices [luís]

Já com as barrigas (quase) vazias seguimos viagem, parando logo ali perto, no Miradouro da Serradela. Um local com uma mesa e bancos em pedra, com árvores a fazer sombra e, principalmente, com uma vista privilegiada da região. Todos, excepto um, voltamos pelo mesmo caminho em direção a estrada, desta vez de alcatrão, e começamos a descer. Passamos pelo Miradouro da Pedra Escrita, que não li, mas onde alguém disse: "Está ali no meio do monte e numa descida íngreme um caminhante de camisola laranja, não pertence ao nosso grupo? Estará perdido?". Não, não estava perdido apenas queria manter a camisola laranja. E conseguiu! Experiente como era resolveu cortar a direito, monte abaixo, mas teve o cuidado de me avisar antes de o fazer. "Encontramo-nos lá em baixo", disse ele depois de me sossegar com as suas descrições de aventuras passadas.

A descida continuou, com os participantes numa alegre cavaqueira, e entretanto chegamos ao nosso ponto de partida, a Casa da Guarda de Turio. O Sérgio agradeceu a participação de todos e continuamos por mais 1,5 km até às viaturas. No final tivemos direito a um folheto do PAN, entregue por um dos participantes, que para o ano resolvemos retribuir com Panrico.

Em jeito de despedida, agradecemos aos membros do grupo, que com paciência e alegria, lá foram ajudando na organização desta caminhada. Relembro que teve a participação de 130 solas - o que é muita sola para um sapateiro só. Especialmente para os nossos amigos de Lisboa, agradecemos o facto de terem percorrido 350 km, embora de carro, para se juntarem a nós. Não podemos deixar de agradecer a todos os demais participantes, principalmente os que vieram sozinhos. Para finalizar, agradecemos à Estela o trocadilho.

A pedido de um dos participantes, fica aqui o anúncio da 1º CÃOminhada de Gaia a realizar a 12 de Junho com início às 16:30 na Praia de Lavadores (em frente à Casa Branca)

Boa(s) caminha(das).


Mais Informação:
  • Percurso: PR4 VRM - Percurso do Turio
  • Local: Vieira do Minho na Serra da Cabreira
  • Partida/Chegada: Casa da Guarda de Turio
  • Casa da Guarda de Turio Casa da Guarda dTipo: Circular
  • Distância: 10,5 km
  • Grau: Moderado
  • Data: 2011.05.22
  • Inicio: 10:00
  • Participantes SR: Sérgio, Carlos, Dores, Carla, Kati, Kalima, Cláudio, Cláudia, António, Rocha, Agostinha, Sónia Oliveira, Zé, Luís, Marta, Júlio, Maria José, Jorge Moreira, Alexandra, Armandina, António Pinto, Francisco, Paulo, Rosária, Ricardo, Nela
  • Participantes: Sérgio, Alexandra, Ana Mouta, Rui Correia, Vitor Nunes, Sofia Lisboa, Cristina Carvalho, André Oliveira, Marta Dias, Manuel Madeira, Cristina Linhares, Jorge Soares, Quim, Lurdes, Catarina Maia, Vitor, Maria Rodrigues, Teresa Soares, Daniel Esteves, Celeste Esteves, António Esteves, Zé Catarino, Gorete Catarino, Mário Rocha, Joana Rocha, João Santos, Susana Costa, Patricia Amaro
  • Sérgio, Alexandra, Ana Mouta, Rui Correia, Vitor Nunes, Sofia Lisboa, Cristina Carvalho, André Oliveira, Marta Dias, Manuel Madeira, Cristina Linhares, Jorge Soares, Quim, Lurdes, Catarina Maia, Vitor, Maria Rodrigues, Teresa Soares, Daniel Esteves, Celeste Esteves, António Esteves, Zé Catarino, Gorete Catarino, Mário Rocha, Joana Rocha, João Santos, Susana Costa, PaAlmoço: Volante
  • Dicas: Água, Roupas adequadas às condições atmosféricas, Protector Solar e Chapéu
  • Mapa: aqui
  • Organização: Solas Rotas
  • Inscrição: solasrotas@gmail.com (nome, contacto)
  • Outras informações: Vieira do Minho Turismo, Bibliografia Vieirense, Serra da Cabreira
  • Concentração: Estação de Ermesinde (8:00), Turio (9:15)
  • Atenção: A caminhada não inclui seguro
MapaKMLGráfico de Altitudes

Comentários

  1. Finalmente a descrição concluída. Um monte de asneiras num post só.

    ResponderEliminar
  2. Não é Estrela!!! É Estela!!! :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário