segunda-feira, 27 de junho de 2011

XXI Caminhada: Trilho Moinhos de Parada à lupa

Boas Companheiros

Aqui estou eu de novo, para "tentar" descrever, a nossa XXI caminhada, esta realizada na Aldeia de Parada (Lindoso).

Já todos sabíamos, que o nosso grande obstáculo seria a altíssima temperatura (31º), que nos esperava em Parada. Após a concentração no ponto de encontro (perto do Poço da Gola), e dos habituais cumprimentos, lá nos preparamos para a caminhada.

Devido a este trilho ser mais curto, resolvemos juntar um outro na região, o trilho do Penedo Encantado, e assim sendo, começamos o trilho perto da entrada do Poço da Gola, porque era muito difícil estacionar no inicio, e foi realizado de maneira diferente ao que está no folheto.

Aqui ainda existia uma sombrinha...

Mal começamos, já se fazia sentir o calor, de tal forma que o "guia" meteu água, enganando-se não uma, mas duas vezes num espaço de 10 metros. Mas depois...foi certinho.

Depois deste pequeno (grande) pormenor, seguimos a nossa aventura, descendo até junto ao rio, começando a observar já os moinhos de Parada, sempre acompanhados pelo rio, num caminho em terra, rodeado por muros em pedra (musgoso), e na sombra das árvores, paradisíaco antes de entrarmos no alcatrão.


o caminho

Depois de quase "assar" os pés na estrada, saímos à direita, e por um caminho em terra descemos até ao ponto mais baixo do trilho, observando do nosso lado esquerdo umas escarpas, que serpenteavam o Rio Lima.


O trilho

Quando chegamos ao fundo, cruzamos uma cancela, e depois da primeira paragem técnica, era altura para nos preparar para a subidinha, que apesar de não ser muito ingrime, com o calor parecia que estávamos a subir o Monte da Graça.


Alguns dos muitos espigueiros, existentes em Parada

Chegados ao topo, entramos na Aldeia, e nada melhor do que um sitio onde houvesse água para nos refrescar, e aproveitar para almoçar. Como sombras quase, não existiam, então resolvemos tomar de assalto, o lavadouro da aldeia, onde poderíamos estar abrigados do sol, e água havia com abundância.


Foto do grupo

Já com as barrigas cheias, e com vontade de tomar um cafezinho, lá seguimos caminho, em direcção à eira para tirarmos a foto do grupo.

À espera do autocarro.

Aldeia de Parada, famosa pelos seus Moinhos, pelos espigueiros, eiras, casas, suas gentes, e pelo delicioso café no "Café da Aldeia".
De tal forma as pessoas são tão hospitaleiras, que alguns dos nossos caminhantes, ficaram no café, em vez de seguir viagem até ao Penedo Encantado.

A vista sobre a aldeia

À medida que íamos subindo em direcção ao Penedo Encantado, íamos deixando a aldeia, e entrar na serra, sobre um empedrado, e quase sempre um pouco "regado" demais, juntando por vezes umas vaquinhas que se cruzavam no caminho.

caminhar...nem sempre é fácil


Penedo encantado...onde estás?


Passado algum tempo já estávamos no topo, no Penedo Encantado, onde se pode observar imagens rupestres.
Depois de uma pausa merecida, estava na altura de regressarmos até aldeia, onde nos esperava o tal mergulho no poço da Gola.

Descida para a aldeia

A descida, foi mesmo o mais difícil, visto que o calor apertava, depois de nos juntar aos outros, foi altura de irmos conhecer o Poço da Gola.

Poço da Gola

Depois de terminar a caminhada, foi altura de uma "tolada" nas águas "gélidas" do Poço da Gola.

Até à próxima...

Mais Informação:
  • Percurso: Trilho Moinhos de Parada
  • Local: Aldeia de Parada (Lindoso)
  • Partida/Chegada: Aldeia de Parada
  • Tipo: Circular
  • Distância: 9,8 km
  • Grau: Moderado
  • Data: 2011.06.26
  • Inicio: 10:00
  • Participantes: Sérgio, Kati, Pedro, Francis, Dores, Carla, Leonel, Nuno, Pinheiro, Sérgio Silva, Alexandra, Paulo, Rosário, António, Cláudio, Cláudia, Sónia, António Pinto, Alexandra, Armandina, Teresa Soares, Maria Rodrigues, Júlio, Maria José, Filipe, Catarina Maia, Vitor, Zé Catarino, Gorete, Celeste, António, Daniel, Jorge Moreira, Mario Rocha, Joana Rocha, João Santos, Manuel Silva, Carlos Couto, António Fortuna, Celeste Viana, Silvia Santos, Vitor Silva... e a Estela
  • Dicas: Água, Roupas adequadas às condições atmosféricas, Protector Solar e Chapéu
  • Mapa: aqui
  • Sinalização: Boa
  • Organização: Solas Rotas
  • Outras informações: ADERE
MapaKMLGráfico de Altitudes

Sem comentários:

Publicar um comentário