Trilho de Pitões das Júnias

De forma a aproveitarmos bem o fim de semana, e devido à longa distancia entre o Porto e Fiães do Rio, local onde iria decorrer a nossa 42ª Caminhada, alguns membros do nosso grupo, partiram no sábado e pernoitaram na magnifica aldeia de Pitões das Júnias, local este, que além de nos proporcionar um regresso ao passado, onde reinam as tradições e costumes antigos a qual se junta a simpatia das suas gentes, fazem um dos locais mais especiais do nosso país.

Depois de uma viagem bem longa, aproximadamente 3 horas, no qual está incluída a pequena paragem sobre a barragem da Venda Nova, de forma a juntar o grupo, lá chegamos à aldeia, para uma vez mais, "residirmos" numa das casas da aldeia (aqui vai um agradecimento à D. Normanda).



Depois de repostos, foi a vez de dar ao dente e "picarmos" uns aperitivozinhos, antes da nossa pequena caminhada pela aldeia e assim, realizarmos o percurso pedestre "Trilho de Pitoes das Junias", trata-se de um percurso curto, de 4 km, aproximadamente 2 horas, onde se destaca as várias vistas sobre a Aldeia, uma passagem pelo Miradouro da Cascata, onde antes era um caminho e agora é um passadiço, no qual como o nome indica pode-se observar a cascata e todo o maçico envolvente do Gerês.





Aqui aproveitamos para tirar uma foto de grupo, para mais tarde recordar, em seguida seguimos em direcção ao Mosteiro da Júnias, este repleto de contos e histórias, que infelizmente ainda não foi desta, que tivemos a sorte de ser aberto para ver o seu interior, mesmo assim, deliciamos-nos com a paisagem envolvente, onde o Mosteiro, as Ruínas, a Ponte, o Moinho, o Rio ...e o Carvalho (árvore), mais parecem uma daquelas telas de um pintor inspirado.




Estava na hora, de voltar, até "casa", ainda tivemos tempo, para além do trilho fazer uma pequena visita à aldeia, onde o seu moinho, ecomuseu (fechado), forno comunitário (fechado), igreja (fechada) fazem parte da sua história.

Para finalizarmos a nossa caminhada, ainda houve tempo para visitar o café de serviço, e beber um "chiripiti", antes do nosso churrasco.



A todos que participaram neste passeio, espero que tenham gostado

PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2013.05.04
14:30
Aldeia Pitoes da Junias
4 kmFácilLink
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho de Pitões das Junias
Local: Montalegre
Partida/Chegada: Pitoes das Junias
Âmbito:Cultural, Paisagístico
Tipo: Linear
Sinalização: Com sinalização
Pontos Água: -
Exposição Solar: Média
Regras: Ler aqui
Organização: Solas Rotas
Pontos de Interesse: Aldeia de Pitões das Junias, Cascata, Mosteiro
Participantes SR:
Sérgio, Catarina, Carolina, Francisco, Sonia, Ana, Daniel, Carla, Dores, Vitor, Catarina Maia, Cristina, Rui, Cristina Castro, Gabriel, Manuel Silva, Paulo, Rosário
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas, Botas, Bastão, Protector Solar, Protector Insectos
Reconhecimento: Sem reconhecimento

Comentários