46ª Caminhada: Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês à LUPA

Em Outubro, deslocamos-nos até ao Gerês, para realizar a nossa 46ª caminhada. Assim sendo, escolhemos o "novo" trilho o PR13 "Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês". Com alterações constantes nas previsões das condições de tempo, entre muito nublado e aguaceiros fracos a partir da tarde, o certo é que resolvemos fazer a caminhada.

Bem cedo, começamos a concentrar-nos no café em Ermesinde, para partirmos rumo à aldeia da Ermida (Gerês), com muita gente "nova", esta actividade foi uma das mais "concorridas" do grupo. Há hora certa, ou quase certa, chegámos ao nosso ponto 2, local do inicio da caminhada, onde nos esperavam o resto do grupo.

Com uma ameaça de chuva, sempre a pairar, foram rápidas as palavras e pusemos os pés ao caminho.
Logo de inicio, apresenta um magnifico miradouro, onde se podia observar outras serras, bem como as aldeias vizinhas.

Para aproveitarmos o tempo, e de forma a não sermos surpreendidos, resolvemos logo no primeiro "desvio" tirarmos a foto de grupo.

O caminho quase todo ele é feito em estradão de terra batida, mas com alguns caminhos de pé posto. Recheado de uma flora abundante, e diversificada, onde o sobreiro, é predominante como o nome do trilho nos indica, mas carvalhos, pinheiros, castanheiros e muitos mais preenchem a mancha verde.

Depois do primeiro ponto passado, era altura de rumarmos ao segundo, a ponte do Arado, ponte esta, que atravessa o rio Arado, onde a pouco metros (extra trilho), existe a tão famosa cascata do Arado, a qual aproveitarmos para ir deitar o olho.

A ritmo de passeio, lá prosseguimos sempre de olho na paisagem....e no céu (à espera do que mais temíamos, a chuva), e foi mesmo na hora do almoço que a chuva apareceu, foi então altura de procuramos um local mais ou menos abrigado para podermos almoçar.

Felizmente chegamos ao ponto 3, curral da Malhadoura, onde parecia que alguém tinha posto uma mesa e uma cobertura (pedra), especialmente para nós. Entre este local, debaixo do castanheiro, no curral e debaixo de outras pedras, lá improvisamos.

Após almoço, a chuva nunca mais parou, então os últimos 8 km foram feitos ao ritmo muito mais acelerado, retomando ao caminho de terra batida, e com uns desfiladeiros interessantes (imaginávamos nós) mas ofuscados pela neblina que se fazia sentir, ainda houve um tempinho para degustarmos uns medronhos (com moderação).

Depois de uma breve passagem pela estrada de asfalto, inicia-se a subida para a aldeia, nos últimos 3 km, novamente entramos para o bosque, e após atravessar outra ponte sob o rio Arado, iniciamos a nossa "escalada" numa estrada de paralelo alternando com terra batida até à aldeia de Ermida. Já dentro da aldeia, aproveitarmos para observar pequenos pormenores da mesma.

Após o final da caminhada, foi tempo de dar a boas vindas a mais 3 membros do grupo, desde já, as nossas boas vindas.

A todos um "voltamos brevemente"



























Créditos das fotos: Manuel Silva, Francisco Araújo, Vítor Vieira, Carlos Moedas, Leonel Cardoso

MAPATRILHOELEVAÇÃO
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2013.10.13
10:00
Ermida do GerêsN 41º 42' 07''
W 08º 07' 47''
14ModeradoLink
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho do Sobreiral
Local: Serra do Gêres
Partida/Chegada: Ermida do Gêres
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: Muito Boa
Pontos Água: Muitos
Exposição Solar: Fraca
Regras: Ler Aqui
Organização: Solas Rotas
Pontos de Interesse: Miradouro e aldeia da Ermida, Ponte Cascata do Arado, Curral da Malhadoura e Rio Arado.
Participantes: Ver Anúncio (96 solas)
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas, Botas, Bastão
Reconhecimento: Sem Reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal Terras do Bouro
Ponto Encontro 1: Café Açúcar Fino (Ermesinde) às 08:00
Ponto Encontro 2: Ermida do Gerês às 10:00

Comentários

  1. Foi um prazer caminhar com este grupo e já espero ansiosamente pela próxima caminhada.
    Como posso passar fotos para o meu facebook?
    Abraço
    Paulo Cunha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário