52ª Caminhada: Cabo Espichel em Anúncio

ÚLTIMA HORA (12 Abril/0h): CAMINHADA CONFIRMADA!
• Inscrições Fechadas! Para que esta seja uma caminhada inesquecível... contamos com cada um de vós.

 
 

Esta actividade terá todo o seu traçado na envolvente do Cabo Espichel. Este cabo na parte mais ocidental da Península de Setúbal e a ocidente da vila de Sesimbra, é delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico. Há mais de 600 anos, em meados do século XIV, foi construída uma ermida para guardar uma imagem da Virgem, venerada há muito em cima do rochedo onde foi encontrada. À sua volta foram crescendo modestas casas para receber os peregrinos que aqui demandavam, dando mais tarde (1715) lugar à construção das hospedarias com sobrados e lojas, também conhecidas por Casa dos Círios.

Seguindo depois uma estrada de terra batida chega-se ao cimo de um monte de onde se vislumbra a baía dos Lagosteiros. É deste local, à distância, que se pode olhar atentamente a jazida da Pedra da Mua, Monumento Natural candidato ibérico a Património Mundial,  constituída por marcas deixadas por dinossauros.  Esta arriba calcária de inclinação quase vertical é a que melhor explica, em toda a Europa, o comportamento dos dinossauros terópodes e saurópodes, que viveram há aproximadamente entre 155 a 145 milhões de anos.

Seguiremos depois para o Forte de São Domingos da Baralha em posição dominante sobre a baía da Baleeira. Integrou, no passado, a linha defensiva do trecho do litoral no século XVII, que compreendia a defesa da costa de Setúbal.  Considerado à época como a primeira defesa da costa da Arrábida, este forte e a Capela em seu interior, sob a invocação do Senhor Jesus dos Navegantes, encontram-se actualmente abandonados e em ruínas.

Seguiremos finalmente em direcção ao farol.  Há notícias que já em 1430 a irmandade de N.S.ª do Cabo tinha instalado um farolim predecessor do actual farol.  A torre actual foi inaugurada em 1790, tem uma altura de 32 metros, situada a 168 metros acima do nível do mar.

Esta caminhada, tem como pontos de interesse: Cabo Espichel, Santuário da Nossa do Cabo, Baía Lagosteiros, Jazida da Pedra Mua,  Marcas Dinossauros, Forte de São Domingos da Baralha, Baía da Baleeira, Farol

Todos aqueles que desejarem participar nesta iniciativa, devem preencher a ficha de inscrição (ver mais abaixo), até à sexta-feira anterior (quinta-feira para membros)

INSCRIÇÃO

Para inscrição gratuita, preencha a Ficha de Inscrição (limite de 110 solas) até 6ª feira anterior
--- a caminhada não inclui seguro ---

PARTIDA LOCAL GPS KM GRAU MAPA
2014.04.13
10:00
Santuário da Nossa
Senhora do Cabo,

Cabo Espichel
N38°25'13", W9°12'49"
38.420278, -9.213611
13 Fácil -
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso:  Cabo Espichel
Local: Sesimbra
Partida/Chegada: Santuário da Nossa Senhora do Cabo
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: -
Pontos Água: Não
Exposição Vento/Solar: Alto
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Organização: Solas Rotas (Grupo de Lisboa)
Ponto Encontro: Santuário da Nossa Senhora do Cabo, Cabo Espichel, Setúbal

PARTICIPANTES INSCRITOS FINAL (Comunicado)
Limite de inscrições é de 55 participantes / 110 solas

Organização
Rui, Vítor N., Vítor V., Manuel, Deolinda, Mário, Carlos, Sérgio, Francisco, Victor, Catarina, Ricardo, Eduardo, Daniel, Ana, Andresa, Cristina
32/40 solas

Membros
Maria, Paulo, Rosária, Ana, Leandro, Joana, José R.
12/50 solas

Simpatizantes
Sofia D., Cristina S., Rodrigo, José P., Leonor, Margarida, Helena, José N., Hugo, Isabel, Vera, José Nadais, Fernando, Vanda, Ana P.
20/20 solas

Saldos (na 6ª feira pode haver mais vagas)
Aldina, António, João L., Palmira, Gabriela
10/34 solas

TOTAL PARTICIPANTES: 74/110 solas

FILA ESPERA
(vagas; desistências; prioridade próxima caminhada)
0 solas

Pontos de Interesse: Cabo Espichel, Santuário da Nossa do Cabo, Baía Lagosteiros, Jazida da Pedra Mua,  Marcas Dinossauros, Forte de São Domingos da Baralha, Baía da Baleeira, Farol
Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão
Reconhecimento: Rui, Vítor N., Fernando
Outras informações: -

Comentários