147ª Caminhada: Trilho Picos do Marão a Foto de Grupo

56ª Caminhada: Rota do Dão à Lupa

(Brevemente as fotos)

O percurso começa junto à Escola EB23 D. Luis Loureiro junto à freguesia de Pindelo. O percurso segue em estrada de alcatrão por esta freguesia até ao km 1, onde sai dessa estrada principal e iniciando-se  a descida para o Rio Dão.

A rota segue em leve descida por entre as magníficas Vinhas do Dão até à orla de um bosque de eucaliptos e pinheiro. Ao km 3, o percurso deveria seguir pela esquerda mas estava bloqueado (por motivos que iríamos compreender posteriormente quando chegámos à aldeia da Póvoa Dão).
Continuámos deste modo no sentido descente, mas agora pelo caminho que deveríamos tomar no regresso, obrigados pelo desvio forçado.

O percurso segue pelo pinhal, ladeado aqui e ali por vinhas, até chegar à estrada de alcatrão que conduz à ponte sobre o Rio Dão, junto à aldeia de Póvoa Dão.

Depois da ponte, o percurso vira à direita seguindo junto à margem do rio por entre a vegetação ripícola até à "ponte pedonal". Aqui iniciamos a subida perpendicular ao rio até à deslumbrante aldeia da Povoa Dão. Esta aldeia reporta-nos ao passado, com as suas casas de granito, pequenas janelinhas de madeira. Aí aproveitámos a sombra de uma frondosa parreira e recuperamos forças com o nosso repasto. Foi aí que soubemos que a travessia de pedra sobre o rio tinha caído, razão pela qual o percurso original se encontrava bloqueado.

Seguimos caminho novamente a descer, em direção ao rio. De pedra em pedra atravessámos o leito do rio, não muito caudaloso e chegámos com segurança à outra margem. O percurso verdejante junto ao rio, a causar efeito espelho na água, foi sem dúvida um dos pontos altos do percurso. Pelo facto de terem bloqueado parte do percurso, pela queda da passagem, a subida do rio até ao cruzamento não tinha qualquer marcação, pelo que tivemos que nos guiar pela carta topográfica e pelo gps.

Mais um vez, acompanhados por vinhedos, que nos fazem lembrar o bom vinho desta região. De regresso Pindelo, faltava-nos a subida final, não muito difícil por entre pinhais e vinhedos que nos levaria novamente a Pindelo.

Este texto foi escrito por Alexandra Castro

MAPA TRILHO ELEVAÇÃO
PARTIDA LOCAL GPS KM GRAU MAPA
2014.09.21
10:00
Escola E.B. 2,3
D. Luís Loureiro
40°34'44"N, 7°56'32"W
40.578743, -7.942232
11 Moderado Link
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: PR12 VIS - Rota do Dão
Local: Silgueiros, Viseu
Partida/Chegada: Enviado por email
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: -
Pontos Água: -
Exposição Vento/Solar: Alto
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Enviado por email
Participantes: 86 solas (ver anúncio)
Pontos de Interesse: Vila de Silgueiros, Vinhas, Rio DãoPovoa do Dão
Dicas: Água; Protetor Solar, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: CM Viseu

Comentários