Extra: Levada Santo Aleixo à Lupa

(Brevemente as fotos)

Iniciámos a nossa caminhada no Lugar de Barcas, Ribeira de Pena para realizarmos o PR2 Levadas de St. Aleixo, com algumas modificações. Percorremos a parte final do PR1 (Caminho do Abade), atravessando a Ponte de Arame sobre o Tâmega.

Este percurso tem várias particularidades: a zona está intimamente relacionada com Camilo Castelo Branco, que por lá viveu; é quase na totalidade feito ao longo da levada; é um percurso repleto de cogumelos, castanhas, cogumelos (resmas!!! De todas as cores e feitios), maçãs, uvas, medronhos e figos que nos tentam permanentemente ao longo do caminho. Parte do percurso,  o caminho está impedido com silvas, o que obriga a caminhar ao longo do muro da levada por aproximadamente 2 km, o que torna o percurso algo perigoso.

A nossa caminhada inicia e acaba da melhor forma, com uma ponte de arame, pedonal,  suspensa, que data de 1913 (apesar de recentemente restaurada). Ao bom estilo aventureiro e esquecendo os pruridos da idade adulta, andámos aos pulos e aos SSS em cima da dita cuja ponte, fazendo-a oscilar.
Seguimos até à Igreja Matriz de Santo Aleixo Alem do Tâmega, podendo ver mais à frente um conjunto de moinhos de água. Caminhando em direção ao rio Beça, chegámos ao Parque de Campismo de Bragadas, onde aproveitámos o parque de merendas para almoçar mais confortavelmente. Depois do parque de merendas, rumámos em direção ao rio, onde inicia a levada que praticamente nos acompanha ao longo de todo o percurso, paralelamente ao rio.

Quase sempre acompanhados de densa vegetação que nos protege do sol e do calor, passamos pelo "túnel" e o vale escuro. A floresta de castanheiros é impressionante pela dimensão de quantidade de árvores, deixando um tapete de castanhas e ouriços. Há salientar a passagem pela povoação de Bragadas onde se encontra uma belíssima casa brasonada. Na parte final do trilho, somos contemplados por uma paisagem sobretudo agrícola. Regressámos aos carros, como já foi dito pela mesma ponte de arame.

É um percurso muito interessante, dos mais bonitos que já fizemos e um pouco diferente do habitual, com percurso de equilibrismo sobre muros de levadas e de  diversão em pontes suspensas. Não esquecer os cogumelos que suscitaram muito interesse entre os entendidos, tendo sido a maior parte deles identificado tendo como base a “ bíblia” dos cogumelos.

Este texto foi escrito por Alexandra Castro

MAPA TRILHO ELEVAÇÃO
PARTIDA LOCAL GPS KM GRAU MAPA
2014.09.28
10:00
Lugar de Barcas 41º32'20.46'' N
7º47'53.58'' W
14 Moderado Link
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: PR2 Levadas St. Aleixo
Local: Lugar de Barcas, Ribeira de Pena
Partida/Chegada: Enviado por email
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: -
Pontos Água: -
Exposição Vento/Solar: Medio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Enviado por email
Participantes: 26 solas (ver anúncio)
Pontos de Interesse: Ponte de Arame, Igreja Matriz, Levadas, Vale Escuro
Dicas: Água; Protetor Solar, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Turispena

Comentários