Extra: Rota dos Laranjais e do Linho em Anúncio

ÚLTIMA HORA (26 DEZ / 14H): CAMINHADA CONFIRMADA!
* Apenas para Membros. Tolerância zero!
* Atenção às baixas temperaturas e ir também preparado para a possibilidade remota de chuva
* Caminhada sem reconhecimento, preparados para tudo


Créditos Foto: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/imgServer.do?id=437003

Para desgastar as rabanadas, e para finalizarmos o ano 2014 em grande, iremos realizar no próximo domingo dia 28 de Dezembro, uma actividade 2 em 1, estava previsto realizarmos somente a Rota dos Laranjais (7,5km), mas como o inicio da Rota do Linho (9,2km) coincidem aproveitamos para realizarmos os dois trilhos.

Assim sendo, iremos iniciar com a Rota dos Laranjais, no parque Coração de Maria, trata-se de uma rota curta e fácil. Depois de passarmos o circuito de manutenção, seguiremos em direcção a Portela, passando por alguns lugares, e pela Ribeira de Castelões. Passando a ponte da ribeira, seguiremos um passadiço, onde se poderá observar o Poço Silveira, com as suas quedas de agua, o moinho e a fonte de Chafurdo. Mais à frente, surge-nos Quintal, que dizem que se deve à família Quental, onde pertenceu Antero de Quental, podemos visitar a Capela N. Sra. da Conceição. O próximo ponto será Vila de Rei, onde podemos visitar a Capela de Santo António. Depois de passarmos o Parque de S. Lourenço, subiremos até Figueiral, onde se situa a Capela de S. Simão. Depois iniciaremos a descida novamente junto à Ribeira de Castelões, onde poderemos observar os pomares de citrinos, que dão o nome a esta rota. Antes de chegarmos ao ponto de partida, poderemos visitar a Igreja Matriz.

Aqui faremos a nossa pausa de almoço, para posteriormente iniciarmos o PR2 a Rota do Linho, que só se realizará, caso estejam reunidas todas as condições de segurança (hora, tempo, forma física....). Esta, inicia-se igualmente no parque Coração de Maria, e faz-nos relembrar um pouco a historia do Linho. Inicia-se com uma subida em calçada portuguesa, onde a diversidade da flora e fauna são abundantes, onde se junta as paisagens. Chegados a aldeia de Múceres, poderemos observar na antiga escola primária uma pequena exposição e apresentação de como se trabalha no linho. (apresentação esta, que ficará condicionada ao tempo). A Capela da Sra do Livramento é o ponto que se segue, bem no centro da aldeia, seguidamente seguiremos rumo à mini-hídrica por um caminho cheio de moinhos, quedas de água e uma belíssima paisagem junto à Ribeira. Ai retomamos o caminho de regresso ao Parque, ainda passando por os lugares de Conguedo e Costa da Várzea. Para assim finalizarmos as nossas actividade do ano 2014.

Caso seja realizado as duas rotas, tem que ter atenção que o mesmo passará para grau médio e que fará uma distancia de 17km (aproximadamente).

Pontos de interesse: Ribeira de Castelões; Moinhos; Quedas de Água; Capelas N. Sra. Conceição, S. Simão, Sra do Livramento; Igreja Matriz; Centro Laboração do Linho.

Todos aqueles que desejarem aceitar esta sugestão, devem preencher o formulário (ver mais abaixo), apenas depois das 21:00 da 4ª feira anterior ao dia da caminhada e até às 23:00 de 6ª feira

FORMULÁRIO
Se faz intenção de nos acompanhar, preencha o seguinte FORMULÁRIO (limite de 90 solas)
apenas depois das 21:00 da 4ª feira anterior ao dia da caminhada e até às 23:00 de 6ª feira
--- gratuito, mas a caminhada não inclui seguro ---
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2014.12.28
10:00
Parque Coração de Maria40°32'47"N, 8°09'21"W
40.546389, -8.155833
17IntermédioLink 1
Link 2
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: PR1 - "Rota dos Laranjais" e PR2 - "Rota do Linho"
Local: Castelões, Tondela
Partida/Chegada: Parque Coração de Maria
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Desconhecido
Âmbito: Paisagístico, Histórico
Tipo: Circular
Sinalização: Desconhecido
Pontos Água: Desconhecido
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Parque Coração de Maria

PARTICIPANTES CONFIRMADOS FINAL  (Comunicado)
Limite de 45 participantes / 90 solas (apenas membros)

Membros
José Carlos, Victor, Catarina, Vera, José, Leandro, Vítor, Ana, Cristina, Gabriel António A., Manuel, Deolinda, Adelino, Mário, Sérgio, Rocha, Ricardo
32 / 90 solas

TOTAL PARTICIPANTES CONFIRMADOS 32 / 90 solas

Pontos de Interesse:  Ribeira do Castelões, Quedas de Água, Moinhos, Capelas, Igreja Matriz, Centro Laboração do Linho
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão, Lanterna
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal de Tondela

Comentários

  1. José Carlos, Victor, Catarina, Vera, José, Leandro, Vítor, Ana, Cristina, Gabriel António A., Manuel, Deolinda, Adelino vão.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário