Extra: Trilho Cabeço Meio Dia & Chã Franqueira em Anúncio

ÚLTIMA HORA (23 JAN / 11H): CAMINHADA CONFIRMADA!
* SÓ PARA MEMBROS
* Preparados para o frio
* Caminhada sem reconhecimento, preparados para tudo



Para reviver o passado, para a nossa "extra" de Janeiro, escolhemos o primeiro trilho que fizemos como "solas rotas", o primeiro de sempre. Foi em 2007, que eu e Jorge iniciamos-nos nas caminhadas, e deslocamo-nos até Caminha, mais propriamente Arga de Cima, para bem junto a capela de Santo Antão realizarmos o Trilho Cabeço do Meio dia (8 km), desta feita juntaremos a este o trilho Chã da Franqueira (5 km). Dois trilhos na nossa bem conhecida Serra d'Arga, recheado de pontos de interesses, e historias que o grupo já mais esquecerá.

Partiremos da Capela Santo Antão, em Arga de Cima, onde iremos começar por passar no abrigo dos caçadores, para posteriormente visitarmos vários moinhos, alguns deles só restam mesmo as ruínas, antes de atingirmos o cabeço do meio dia (marco), com os seus 550 metros poderemos ter uma boa panorâmica sobre a serra. Mais tarde passaremos pela ponte Porto de Carro e mais alguns moinhos, antes de chegarmos a bela Ponte das Traves, depois de mais alguns moinhos chegamos ao lugar de Gandara, onde faremos a ligação para o trilho Chã da Franqueira.

Desceremos até Arga de Baixo, e bem junto a Igreja de Arga de Baixo, e desceremos junto a um regato que irá desaguar no ribeiro de S. João, para seguirmos por um caminho empedrado onde se pode observar as marcas dos carros de bois, caminho este que nos levará ate as quedas agua das Penas, na ribeira de Arga, depois passaremos mais a frente pela Chã da Franqueira, neste trilho iremos passar por outros moinhos.

De regresso a Igreja ao ponto inicial deste segundo trilho, iremos atravessar as povoações de Arga de Baixo novamente e já no lugar de Gandara novamente, iremos retomar o primeiro trilho para observar os moinhos e mais acima o pontão do lobo, antes de regressarmos ao nossos carros.

Pontos de Interesse: Aldeias de Arga (Cima e Baixo), Moinhos, Ponte Porto Carro, Cabeço do Meio Dia (Marco), Ponte das Traves, Quedas de Agua Penas, e Agra, Pontão do Lobo, Capela Santo Antao, e Igreja de Arga de Baixo.

Todos aqueles que desejarem aceitar esta sugestão, devem preencher o formulário (ver mais abaixo), apenas depois das 21:00 da 4ª feira anterior ao dia da caminhada e até às 23:00 de 6ª feira

FORMULÁRIO
Se faz intenção de nos acompanhar, preencha o seguinte FORMULÁRIO (limite de 90 solas)
apenas depois das 21:00 da 4ª feira anterior ao dia da caminhada e até às 23:00 de 6ª feira
--- gratuito, mas a caminhada não inclui seguro ---
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2015.01.25
10:00
Capela de Santo Antão
 Arga de Cima
41°50'11.5"N, 8°41'50.7"W
41.836517, -8.697428
13IntermédioLink 1
Link 2
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho Cabeço Meio Dia & Chã Franqueira
Local: Arga de Cima - Caminha
Partida/Chegada: Capela de Santo Antão
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: Sim
Pontos Água: Desconhecido
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Capela de Santo Antão - Arga de Cima

PARTICIPANTES CONFIRMADOS (Comunicado)
Limite de 45 participantes / 90 solas (apenas membros)
Membros
José Carlos, Leonel, Rita, Ana, Cristina, Sérgio, Catarina, Victor, Catarina, Liliana, Marco, Vera, José, Anabela, Peter, John, Cristina, Manuel, Deolinda, Sónia, Vitor V., Rui, Vítor N., Mário, Gabriel, Rocha, Luís, Ricardo, Sérgio, Alexandra, Adelino
50 / 90 solas

TOTAL PARTICIPANTES CONFIRMADOS 50 / 90 solas

Pontos de Interesse: Aldeias de Arga (Cima e Baixo), Moinhos, Ponte Porto Carro, Cabeço do Meio Dia (Marco), Ponte das Traves, Quedas de Agua Penas, e Agra, Pontão do Lobo, Capela Santo Antão, e Igreja de Arga de Baixo 
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão,
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal Caminha; CISA

Comentários