61ª Caminhada: Trilho das Garças à Lupa

No passado domingo deslocamo-nos até  Paredes de Coura, no Minho, para fazer o Trilho das Garças.O ponto de encontro foi junto à Igreja paroquial, na Freguesia de Formariz, Lugar de Burgo. Começamos por um caminho por entre campos de cultivo e vinhas, que nos guiou até uma Ermida, no Lugar de Outeiro.

Como não há bela sem senão, fomos ter à Estrada Nacional, caminhando durante algum tempo sobre o asfalto até ao Lugar de Boavista. Realmente valeu a pena, pois chegamos a uma zona única durante todo o percurso do Rio Coura, pois este deixa de nos acompanhar durante cerca de 200 metros, pelo menos de forma visível, já que o seu leito continua debaixo dos nossos pés, sob as rochas! Assim, continuamos pelo caminho de Boavista até uma vereda onde os pescadores têm a sorte de pescar a famosa truta do Rio Minho, conhecida em todo o país. Nós só tivemos o prazer de ver as trutas num viveiro, o que já não foi mau...

Depois de passar pelos Lugares de Couro, Balsa e Pereiros (Freguesia de Infesta), percebemos porque é que esta zona sempre foi denominada "Celeiro do Minho", pois as gentes daqui dedicam-se há séculos à agricultura, adaptando-se às difíceis condições do terreno. Gentes do Norte!!!

Como também somos do Norte, também nos adaptamos às histórias da Carochinha do Sérgio e, sempre animados por uma "última" e derradeira subidaaaaa, chegamos à Cumieira, descendo depois até ao Lugar de Sequeirô. Mais uma vez fomos confrontados com o poder do asfalto, que fez com que apreciássemos ainda mais a vista seguinte: a Praia Fluvial de Taboão, magnífico sítio para um merecido almoço e descanso. Tivemos direito a café, não o do Rocha mas do simpático Restaurante que nos abriu as portas para saciar este saudável vício.

Animados pelas calorias extra do almoço (e do xiripiti...), continuamos o nosso caminho pela margem direita do Rio Coura até ao Lugar de Afe, caminho que nos fez mais uma vez (será a última?) subir corajosamente até ao Lugar de Pantanhas. Em Pantanas já nós estavamos há muito, por isso foi com enorme satisfação que avistamos os carros, novamente no Lugar de Burgo.

A nossa caminhada ficou por aqui, deixando-nos ansiosos pela próxima...























Escrito por Sofia e Rodrigo

MAPATRILHOELEVAÇÃO
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2015.02.08
10:00
Igreja de Formariz41°55'27"N, 8°34'52"W
41.924167, -8.581111
15ModeradoLink
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: PR15 - Trilho das Garças
Local: Formariz, Paredes de Coura
Partida/Chegada: Igreja de Formariz
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: Médio (com falhas)
Pontos Água: 3
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Igreja de Formariz
Participantes: 78 solas (ver anúncio)
Pontos de Interesse:  Aldeias e lugares, Igreja de Formariz, Capela S. Sebastião, Rio Coura, Ponte Nova, Praia Fluvial de Tabuão, Núcleo Rural de Afe
Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal de Paredes de Coura

Comentários

  1. Bom registo fotográfico e uma bonita descrição da caminhada feita pela Sofia e pela Rodrigo.

    Obrigado a todos e até a proxima caminha.

    Beijos e Abraços

    Ricardo Rocha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário