67ª Caminhada: Trilho da Quinta Nova à Lupa

Assim começou a nossa temporada 2015/16...

Este trilho foi o primeiro trilho pedestre privado, e situa-se inserido no Douro Vinhateiro, onde podemos apreciar as vinhas, como alguns pomares e as suas instalações turísticas, como a Quinta (datada 1756), Adega, Capela, Azenha e outros.

Bem cedo, concentramos-nos na estação de Ermesinde, para apanharmos o comboio em direcção ao apeadeiro de Ferrão, uma das mais bonitas viagens no nosso país com o rio Douro ao lado, assim que chegamos a Ferrão, uma "subidinha" de quase 2km nos distanciavam do inicio da caminhada.

Juntando-nos aos outros participantes (que se deslocaram de carro), iniciamos a nossa caminhada, bem junto à recepção da Quinta, daí descemos acompanhados pelos campos de vinhas dos dois lados, com um pano de fundo o rio Douro.

O nosso primeiro ponto, a Azenha, a mesma se encontrava fechada e nada mais podemos ver que as paredes exteriores, retomamos ao caminho e dirigimo-nos para o primeiro pomar, o Laranjal, onde uma bela sombra esperava por nós inseridos numa "casa" em ruínas.

Aqui iniciamos a subida para o ponto mais alto, passando pelo segundo pomar, o Africano, tendo uma bela panorâmica sobre a Quinta Nova.

Num dos pontos mais altos, aproveitamos para tirar a nossa tradicional Foto de Grupo, e iniciarmos a descida, mais um pomar nos esperava, o Romano, mas passamos ao lado, uma bela zona de lazer com mesas e bancos, bem pertinho do marco pombalino.

O Miradouro, não conseguimos encontrar, visto que não estava sinalizado, mais pela parte de baixo tivemos uma bela vista, sobre a Foz do Rio Távora (desagua no Douro) e mais algumas aldeias ao redor.

A fome já apertava, e aproveitamos para "dar ao dente" junto à Capela de N. Sra do Carmo, junto à linha do comboio.

Voltamos novamente até ao ponto inicial para finalizarmos a nossa primeira aventura desta época. Inicialmente estava prevista realizarmos uma caminhada de 12km (como indica no site), mas seguindo as placas e as marcas realizamos apenas 7km.

Para os que foram de comboio, ainda não tinha acabado a caminhada, alem dos km's que tínhamos que fazer para regressar, a longa espera do comboio....foi "dura".





Obrigado a todos....e um até já

Sérgio Sousa


MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho Quinta Nova
Local: Douro Vinhateiro
Partida/Chegada: Quinta Nova
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: Bom
Pontos Água: 2
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Recepção Hotel (Quinta Nova)
Participantes: 44 solas (ver anúncio)
Pontos de Interesse:  Azenha, Pomar Laranjal, Pomar Africano, Pomar Romano, Marco Pombalino, Miradouro (não vimos), Capela N. Sra do Carmo, Vinhas, Rio Douro
Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas, Chapéu, protector solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Quinta Nova

Comentários