terça-feira, 3 de novembro de 2015

68ª Caminhada: Prados da Messe à Lupa

(brevemente as fotos definitivas)

Mesmo com a alteração da hora, todos compareceram às 9 em ponto, para realizarmos uma das mais belas caminhadas feitas pelo grupo. Na sempre bela Serra do Gêres.

Partindo da Portela de Leonte, começamos a subir (e uma bela subida) pela antiga calçada de Leonte, calçada esta que nos levaria até ao primeiro prado o de Vidoal. Pelo caminho foi possível avistar a Serra Amarela, e a Albufeira de Caniçada. Com o tempo a "nublar"aumentava o nosso receio que poderia chover, mas o nosso pior inimigo foi mesmo o vento, que ia aumentando de intensidade, ao ritmo da nossa altitude.

Depois do Vidoal, seguimos caminho rumo a outro prado, antes,  lá do alto podemos observar ao fundo o Vale Teixeira, local digno de uma bela aguarela.
Pedra sobre pedra, rodeado de formas rochosas que "incentivavam" a nossa imaginação...ora eram animais, ora figuras, ou...mulheres deitadas (alguém reparou!!!!), a juntar a este pano de fundo, o barulho de uma linha de água fazia deste caminho (que pensávamos que seria "penoso" devido ao seu desnível ascendente) uma caminhada relaxante.

Vários eram os pontos de interesses para os fotógrafos, antes de descermos para o Curral do Conho, foi a vez de tirarmos a nossa foto de grupo, junto ao "gigante" mariola, e com uma paisagem ao redor fascinante.

Já no Conho, resolvemos ir almoçar ao Prados da Messe, local este que dá o nome a este trilho, aí o sol já queria espreitar, combatendo um pouco o vento que se fazia sentir.

Barrigas cheias, estava na hora de palmilhar mais um pouco, e quem pensava que ia ser complicado no inicio, a grande dificuldade foi mesmo a descida.

Vários kms, a descer "degraus" naturais, só mesmo compensada pela fabulosas vistas, sobre a Mata de Albergaria, com as suas características cores do Outono, ah....e alguns medronhos à mistura.

Pouco a pouco íamos chegando à estrada, depois de um belo repouso, ainda nos faltavam aproximadamente 3 km, até à portela de Leonte, este caminho foi feito com tranquilidade, apreciando o ribeiro paralelo à estrada, a mata de albergaria, e as mais "estranhas" formas das árvores.

E assim, terminou mais uma das nossas aventuras, sempre com a promessa que outras estão a chegar.

















MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Prados da Messe
Local: Serra do Gerês
Partida/Chegada: Portela de Leonte
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Natural
Tipo: Circular (por 3km estrada alcatrão)
Sinalização: Mariolas (c/falhas)
Pontos Água: 3
Exposição Vento/Solar: Alta
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Portela de Leonte
Participantes: 74 solas (ver anúncio)
Pontos de Interesse: Serra do Gerês, Calçada de Leonte, Vistas Panorâmicas,Abrigos Vidoal, Lomba do Pau e Curral do Conho, Prados da Messe, Mata de Albergaria
Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas, Chapéu, protector solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: PNPG; AdereCâmara Municipal Terras do Bouro; Serra do Gerês

Sem comentários:

Publicar um comentário