quarta-feira, 11 de novembro de 2015

69ª Caminhada: Trilho da Pedra Alçada à Lupa

Serra D'Arga, 
Uma serra mítica para o grupo, que por norma todos anos faz parte dos nosso planos, quer pela sua paisagem, as sua gentes, a sua...gastronomia.

E para não faltarmos à regra, lá fomos nós até Arga de S. João, uma pequena aldeia situada no concelho de Caminha para realizarmos o Trilho da Pedra Alçada.

O tempo parecia que ia ajudar, e lá da Igreja da aldeia, começamos o nosso trilho.

A primeira fase é a subir, lentamente e serpenteado a encosta, íamos apreciando a paisagem, não na totalidade porque o enorme incêndio que decorreu este ano dizimou quase por completo toda aquela área. Felizmente para quem realizar este trilho não passa por a área queimada.

Já bem alto e a contornar a montanha, para subirmos até à Pedra Alçada, a vista para a outra encosta é interessante, e la do cimo, podemos observar o nosso "restaurante", o Mosteiro de São João de Arga, local escolhido pelo grupo para almoçar, este era pequeníssimo visto de cima.

Ao chegarmos ao ponto mais alto, o posto de vigia, onde podemos observar a parte da costa, a cidade de Caminha, a foz do Rio Minho, Espanha, uma serie de locais que nos faz sentar numa pedra e observar durante largos minutos a paisagem...para nós...não nos foi possível visto que para alem da neblina/nevoeiro, o vento forte "empurrava-nos" para descer...e lá seguimos rumo ao Mosteiro.

A parte do caminho em estradão terminava, e dava inicio a um pé posto, perto de uma linha de agua o regato da Fisga, que nos acompanhou durante algum tempo.

O Mosteiro de S. João de Arga, é uma das grandes referencias deste trilho, inserido numa pequena floresta, a qual felizmente vai resistindo aos incêndios, foi o local que escolhemos, para uma pequena e merecida pausa, onde aproveitamos para almoçar e tirar a foto de grupo.

Recentemente restaurado, o mosteiro é de facto uma beleza arquitectónica que recomendamos a todos a sua visita.

Energias repostas, descemos ao lado do Ribeiro de S. João, rumo à aldeia de Arga de S. João, para assim, finalizarmos o nosso trilho.

Mais uma "etapa" cumprida na nossa já longa duração, sempre com uma promessa que "venha mais uma"

A todos o nosso obrigado







MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho da Pedra Alçada
Local: Serra D' Arga
Partida/Chegada: Arga de S. João
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Natural
Tipo: Circular
Sinalização: Média
Pontos Água: 2
Exposição Vento/Solar: Alta
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Igreja de Arga de S. João
Participantes: 82 solas
Pontos de Interesse: Igreja Arga de S. João, Vista panorâmica da Pedra Alçada, Mosteiro de S. João Arga, Aldeia Arga de S. João
Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas, Chapéu, protector solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal de CaminhaCISAMosteiro S. João de Arga

Sem comentários:

Publicar um comentário