71ª Caminhada: Caminhos Vale do Urtigosa à Lupa

"Oh S.Pedro, vê lá se dás uma ajudinha, porque este domingo estou de folguinha." – O Vitor pediu, o S. Pedro atendeu e assim rumamos a Arouca, desta feita à conquista do PR2 - Caminhos do Vale do Urtigosa.

Chegados a Rossas, já a Igreja abria as portas, deixamos a missa para depois e partimos à descoberta do Vale. A subir até Torneiro, entramos em caminhos florestais onde os efeitos das pesadas chuvas que se têm sentido eram notórios. Em fila indiana, com a presença viva do Urtigosa a brindar-nos de mts em mts com lindíssimas quedas de água, lá fomos seguindo caminho e ultrapassando pequenas dificuldades. Travessia do Escaiba superada – que cavalheiros os nossos solas – uns colocam pedras para não molhar o pezinho, outros, qual paparazzi, tentam registar “aquele momento” para a posteridade; seguimos caminho em direcção a Póvoa. Um pequeno desvio à conquista do Iva e lá reencontramos o trilho. Os caminhos florestais convidavam a subir e a vista sobre Souto Redondo e o vale Urtigosa e Rossas lá ao fundo compensava qualquer dificuldade do trilho. Chegados a Póvoas, ficou a curiosidade da igreja com a cruz Azul, seguimos caminho em direção a Souto Redondo por calçadas bem trilhadas em outrora pelos carros de bois.

A barriguinha já reclamava, foi tempo de a acomodar e restabelecer energias. Um almoço tranquilo onde reinou o “remember” de alguns bons momentos em escapadinhas e grandes rotas… Sem reiki nem minis, Lourosa de Matos aguardava a nossa passagem. Até o cavalo espreitou para nos ver passar em direcção à descida até ao Rio Urtigosa. Conduzidos pela levada, seguimos caminho ao encontro de Rossas, nosso ponto de partida.

Assim se passou um dia fantástico na companhia da natureza e de amigos muito especiais. Obrigada a todos, Fátima e Orlando esperamos que tenha sido a primeira de muitas caminhadas na nossa companhia.

Cristina Moreira, SR 73.








MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Caminhos Vale do Urtigosa
Local: Arouca
Partida/Chegada: Igreja Matriz de Rossas
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: Médio
Pontos Água: 2
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Igreja Matriz de Rossas
Participantes: Victor, Luís, André, Ana, Alberto, Elsa, Cristina, Vítor, Vera, José, Manuel, Gabriel, Jorge, Filipe, Ricardo, Deolinda, Sérgio, Manuel, 
Pontos de Interesse:  Núcleos Rurais Rossas, Torneiro, Póvoa, Souto Redondo, Lourosa de Matos, Cavada, rio Urtigosa
Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas, Chapéu, protector solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal de Arouca, Geopark

Comentários