72ª Caminhada: Trilho das Levadas à Lupa

A dúvida quanto à chuva terá feito alguns desistentes, que perderam uma aventura fantástica com paisagens lindíssimas e sem água, pelo menos vinda do céu…

Partindo do Parque de Merendas da Granja, freguesia de Mões, iniciamos o PR7 de Castro Daire subindo primeiro ao alto de Rebolinças para observar o Rio Paiva, e descendo depois até às suas margens, serpenteando-o e admirando as belíssimas imagens que o acompanham.

Tudo corria, ou melhor, caminhava, de perfeição, até termos de cruzar o rio. Alpodras submersas, típico desta altura do ano. Preparados para tudo – somos os Solas Rotas! – todos passaram. Os mais aventureiros, ou chapineiros, descalçaram a botinha, arregaçaram as calças e seguiram pelas alpoldras; os mais cautelosos contornaram o obstáculo por uma alternativa devidamente assinalada e claro, sempre com um timoneiro SR. Assim se viveu um momento de decisões difíceis no grupo: passa ou não passa o rio, segue ou não segue o marido/ mulher… e o Paiva a causar separações…

Obstáculo superado ou contornado, seguimos caminho até à Quinta da Rabaçosa onde após o almoço, vivemos o “momento ponto de encontro” do grupo. Que emoção, todos bem!... uns mais molhados que outros …

Seguiram-se pontos de interesse como a Mina do Porto Seixo, a Cascata do Toqueiro e diversos moinhos. Chegados à margem do Rio Mau, houve que o atravessar. De “Mau” só mesmo o nome pois passamos as alpoldras sem qualquer dificuldade. Passagem pelo moinho do Ribeiro, comunitário, seguimos a levada (que dá o nome a este trilho) e eis-nos chegados à aldeia da Granja, nosso ponto de partida, onde pudemos observar os Canastros e Palheiros do Fojo.

Ainda na aldeia fomos contemplados com o cortejo carnavalesco, em dia de festividades a S. Braz. Haja sempre alegria e que Braz proteja as nossas gargantas depois deste percurso bem molhado.

Obrigado a todos; à estreante no grupo, Fernanda, esperamos que nos acompanhe mais vezes.

Vitor Vieira, SR 98.






MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho das Levadas
Local: Castro Daire
Partida/Chegada: Parque de Merendas da Granja
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: Médio
Pontos Água: 3
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Parque de Merendas da Granja
Participantes: Mário, Catarina, Victor, Isabel, Manuel, Elisa, Noémia, Carla, Fernanda, José, António, Vera, Deolinda, José, Alexandra, Sérgio, Luís, Vítor, Ricardo, Sérgio, Fernando
Pontos de Interesse: Mina do Porto Seixo, a Cascata do Toqueiro, os Soutos do Redondelo, Moinhos, Alpoldras e o Moinho da Ribeira.
Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas, Chapéu, protector solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal de Castro D'Aire

Comentários