147ª Caminhada: Trilho Picos do Marão a Foto de Grupo

75ª Caminhada: Trilho Rio de Onor à Lupa

Bem na fronteira, lá no cimo do nosso país, existe um lugar mágico, Rio de Onor, aldeia onde começa a nossa aventura.

Infelizmente devido às condições atmosféricas fomos obrigados a encurtar o nosso trilho, porque a segurança sempre foi a prioridade do grupo.

Bem cedo saímos do nosso "quartel" para nos deslocarmos até à Aldeia de Rio de Onor, bem em frente do parque de campismo da aldeia, começamos a nossa aventura, um trilho só realizado ( e com dificuldade) por GPS, passamos pela margem direita do rio e após cruzarmos a ponte saímos em direcção ao monte.

No primeiro km, logo a primeira dificuldade, o trilho estava completamente obstruído pela densa vegetação, o que nos fez descer a estrada de alcatrão cerca de 200 metros, para aí entrarmos um carreiro que nos levou até ao cimo.

Aqui a chuva já começava a ameaçar, e as paragens começaram a ser curtas, depois da foto de grupo, descemos até ao rio Onor, este apresentava um caudal bastante cheio e "agressivo", o que nos fez ter que procurar uma alternativa para o passar.

Tivemos assim que subir a montanha, a corta-mato, e contornando enormes obstáculos (paus, silvas, árvores partidas) e para agravar a situação.....começou a chover (o que tornou o trilho bastante escorregadio)

Com a indicação que algures haveria uma ponte para se atravessar o rio em segurança, a procura desta, foi de facto o maior quebra-cabeças que o grupo já passou, e só a calma, a inter-ajuda, a boa disposição do grupo fez que a alcançar-se-mos a ponte festejássemos como de uma conquista se trata-se.

Aqui, decidimos abortar a caminhada, regressando à aldeia, uma vez que alem de molhados, o nevoeiro começava a intensificar-se o que tornaria a caminhada perigosa.

Com a promessa que um dia voltaremos a Rio de Onor, voltamos a casa.





























Fotos: Victor Parente
Descrição: Sérgio Sousa

MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho Rio de Onor
Local: Rio de Onor
Partida/Chegada: Aldeia de Rio de Onor
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: Nenhuma
Pontos Água: 1
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Aldeia de Rio de Onor
Participantes: Daniel, Ricardo, Manuela, Felismina, Elsa, Sérgio, Mário, Catarina, Cármen, José, Vera, Cristina, Victor, Fernando, Gabriel, Alberto
Pontos de Interesse: Aldeia de Rio de Onor, rio de Onor, panorâmicas do Parque Natural do Montesinho  
Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas, Chapéu, protector solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal de Bragança, Parque Natural de Montesinho, Aldeias de Portugal

Comentários