77ª Caminhada: Trilho Dos Moinhos de Sta. Isabel do Monte à Lupa

E a nossa ultima aventura foi assim....
À hora marcada lá estávamos todos no ponto de encontro....excepto alguém sempre pontual.....mas que desta vez atrasou..............se

Começamos junto à Igreja de Santa Isabel do Monte, depois de deixarmos a aldeia de Campos Abades, seguimos caminho para Seara, de inicio o trilho torna-se um pouco confuso, porque passa duas vezes pelo mesmo caminho, fazendo uma espécie de 8. 

O calor já apertava, nesta altura, e o primeiro "abastecimento" foi nesta aldeia, seguidamente regressamos novamente a Campos Abades (não esquecer que ao chegar ao portão de rede, o trinque está do lado direito....não é preciso avançar o muro). 

A caminho de Ventoselo, vários são os moinhos que passamos (confesso que não vimos os 29 referenciados no folheto), bem conservados por sinal. 
Inicialmente tínhamos escolhido esta aldeia para o nosso almoço, mas como chegamos bastante cedo, decidimos "palmilhar", e já bem tarde demos ao "dente".
Foi junto a uma pequena levada (foto de grupo), por sinal um local bem refrescante (alguns lugares, tinham mesmo direito a comer com os pés "molhados"), pela sua sombras (nesta parte do trilho, são poucas), e com o som da água, misturado com os dos pássaros faziam deste o local ideial.....para "dormir uma sesta".

O "empurrão" à nossa selecção, foi dado aquando a nossa foto de grupo, onde as 31 vozes entoaram o nome "PORTUGAL" (não sei se alguém ficou calado).

O próximo núcleo rural seria Alecrimes, aqui o caminho saí dos bosques, e torna-se bastante exposto, mas ao mesmo tempo magnifico, onde a paisagem alarga-se e perde-se no horizonte. A fauna, começa a aparecer, o gado bovino (deitado na única sombra num m2), não se incomoda com a nossa passagem, os cavalos ao longe, e as cabras completam o restante cenário.

De Alecrimes a Rebordochão a distancia é curta, mas "marcante"...ou melhor "picante", alguns de nós, ainda devem ter as marcas nas perninhas.....(lembram-se das "folainas"?, agora mais modernas "polainas à bico de sino")

Chegados ao ponto de partida, ainda houve tempo para "presentear" mais 3 membros, e desejar a todos umas boas férias.

E foi assim a nossa ultima aventura 2015/16......um até já. 

Fotos: Victor Parente
Descrição: Sérgio Sousa

MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho dos Moinhos de Sta. Isabel do Monte
Local: Monte, Terras do Bouro
Partida/Chegada: Igreja de Sta Isabel do Monte
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização: Médio
Pontos Água: 3
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Igreja de Sta. Isabel do Monte
Participantes: Sérgio, Vítor, Maria, André, Inês, Carla, Carlos, João, Leandra, Vera, José, Manuel, Alberto, Elsa, Augusta, Manuel, Deolinda, António, Alexandrina, Mário, Cristina, Sandra, Mário, Daniel, Felismina, Ricardo, Rocha, Agostinha, Manuela, Victor, Luís 
Pontos de Interesse: Aldeias Campos Abades, Seara, Ventoselo, Alecrimes, Rebodochão; Moinhos, Paisagem Serrana  
Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas, Chapéu, protector solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal Terras de Bouro, Aldeias de Portugal, Serra do Gerês

Comentários