sábado, 15 de outubro de 2016

79ª Caminhada: Rota dos Cabeços à Lupa

Depois da invasão ao Tua, desta vez invadimos o Caramulo...
Cerca de 100 solas (50 participantes), tomaram de assalto o Alto das Pinoucas, o ponto mais alto do concelho de Oliveira de Frades.
A concentração foi junto ao largo da Igreja de S. Pedro, em Varzielas, daqui seguimos por entre caminhos estreitos e rurais na aldeia, até entranharmos pela serra dentro.
Inicialmente a subida foi feita por um estradão em terra batida, sempre acompanhado por uma panorâmica da aldeia, foi assim, até entrarmos num pé posto que nos guiaria até ao Alto das Pinoucas. Local panorâmico, onde poderia avistar, a aldeia da Bezerreira, e o Miradouro do Caramulinho e o parque eólico do Caramulo.
A 1062 metros, foi a "altura" de tirarmos a nossa tradicional foto de grupo.

Seguindo a sinalização (...e não o guia), descemos por um caminho até perto da aldeia de Bezerreira, aqui, temos que agradecer aos nossos "batedores", que abriram o caminho, caminho este intensamente "povoado" silvas e.... as famosas urtigas. 

Chegados a Bezerreira, escolhemos a Capela Nossa Senhora de Fátima, para uma pequena pausa, onde almoçamos....e alguns ainda tiveram tempo de fazer uma "siestinha".

Depois de uma pequena passagem por Bezerreira (onde "trocamos" o caminho certo para uma pequena pausa no café), caminho este, que deixa a aldeia por uns tempos para visitarmos o parque eólico, e alguns cabeços (nome do trilho), para mais à frente regressamos à aldeia ao local onde almoçamos.

Descendo em direcção a Varzielas, deixamos a montanha para entrarmos num bosque, junto a pequenos cursos de água (que iam secos), primeiro a corga da Ribeira e mais tarde o rio Águeda.

A parte final do trilho, foi bastante interessante, quer pelos pormenores da paisagem (moinhos, cabeços, ...), quer pelo radicalismo, primeiro a ponte de madeira (cai ou não cai?), o "labirinto dos penedos" (passa ou não passa?), as descidas em "mini" rappel (aguenta ou não aguenta?), um verdadeiro teste...para mim.

E assim chegamos a Varzielas, obrigado a todos, não esquecendo o pequeno "grande" Eduardo, que aguentou como um herói.

Cumpridos mais uma etapa, venham as próximas.



Fotos: Luísa Sousa, Mário Santos, Daniel Lopes

MAPATRILHOELEVAÇÃO
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2016.10.09
09:30
Igreja de S. Pedro (Varzielas)40º35'26''N, 8º12'10''W
40.590556, -8.185833
17DifícilLink
PARTICIPANTES
Luís, Luísa Sousa, Agostinha, VeraJosé, Stela, Alberto, Licínia, Elizabete, Cláudia Santos, Magda, Ricardo, Eduardo, Joana, Lúcia, Isabel Rocha, Ana, AlbertoElsa, Fernando, Paula, Mário Santos, MárioFranciscoCristina, Carla, Sónia, António, Alexandrina, Daniel, Miguel, AnaAndréGabrielAdelinoSérgio SilvaAlexandra, João, Sara, Zulmira, Isabel, ManuelDeolinda, Filipa, Lucinda, Ana Paula, Sérgio, VictorRicardoFernando, Helena
( 100 / 90 )
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Rota dos Cabeços
Local: Serra do Caramulo
Partida/Chegada: Igreja  de S. Pedro (Varzielas)
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: Boa
Pontos Água: 2
Exposição Vento/Solar: Grande
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Igreja de S. Pedro (Varzielas)
Pontos de Interesse: Serra do Caramulo, Alto das Pinoucas, Aldeias de Varzielas e Bezerreira, Rio Àgueda, Cabeços
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão, protector solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento


2 comentários:

  1. Boas fotos e belo texto, mas de quem são os créditos da descrição?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar