Extra: Varandas do Coura e Miradouros à Lupa

Nesta altura do ano, a paisagem protegida do Corno do Bico fica ainda mais bonita. As cores do Outono por entre florestas e bosques, as folhas a cair, as vistas dos miradouros, tornaram este trilho num dia inesquecível.

Este percurso foi desenhado tendo como base o Trilho Varandas do Coura ao qual se adicionou parte do Trilho dos Miradouros.

Iniciamos o percurso junto à Capela da Senhora do Penedo, em Chavião. Por caminhos térreos ou empedrados, ladeados por árvores apenas penetradas por raios de sol, fomos subindo em direção aos miradouros.

Não andávamos sozinhos na montanha. Logo no início encontramos caçadores com a sua matilha e mais à frente praticantes de BTT e enduro, para além de outros caminheiros.

O caminho que antecede o desvio para o primeiro miradouro, estava deslumbrante, e por momentos só se ouvia o quebrar das folhas pelas nossas botas.

Chegamos então ao Miradouro Penedo Rebolinho, de onde pudemos observar Paredes de Coura e a aldeia de Travanca. Momento para muitos registos fotográficos, porque a paisagem bem merece.

Avançamos para o segundo miradouro, o de Chã de Bento, e novos registos fotográficos, incluindo a foto de grupo. Um pouco mais à frente contornamos e presa artificial de Riomao.

O parque de merendas fica junto ao mais alto dos miradouros, o de Corno de Bico. É hora de apressar, pois o estômago ainda não se habituou à nova hora, mas alguns Solas ficam para trás, colhendo o fruto de inúmeros castanheiros que caracterizam boa parte do caminho.

Repostas as energias, e após apreciar a vista, fomos descendo por entre bosques e as aldeias de Vilares, Vencemal e Gaviães, onde fomos surpreendidos com um obstáculo que nos despertou o lado mais aventureiro e de entreajuda. A descida num muro obrigava a fazer escada num pequeno pau, que não resistiu a todos os Solas… mas ninguém ficou para trás.

Os verdes socalcos neste local foram mais um ponto de atração.
Atravessamos uma zona rural onde nem os perus faltaram, a lembrar ao grupo que o Jantar de Natal está quase a chegar.

Chegamos ao fim do trilho, já com o sol-posto, com mais 17 km nas pernas.

As despedidas foram feitas à volta da mesa ao sabor de petiscos locais e de quentes e boas castanhas.

Vitor Vieira, SR 98


MAPATRILHOELEVAÇÃO
PARTICIPANTES CONFIRMADOS FINAL (28 OUT / 2H)
José Carlos, Vera, José, Luís, António, Rocha, Agostinha, Adelino, Manuel, Deolinda, Vítor, Maria José, Sérgio, Catarina, Victor, Ricardo, Andresa, Cristina, Mário, Marta, Luís, Clara, Sara, Leonel
( 46 / 60 )
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2016.10.30
10:00
Capela Sra. da Peneda (Chavião)41°52'55.0"N 8°32'48.0"W
41.881944, -8.546667
 17MédioLink
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Varandas do Coura
Local: Paisagem Protegida Corno do Bico
Partida/Chegada: Capela Sra. da Peneda (Chavião)
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: GPS
Pontos Água: 3 (aldeias)
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Capela Sra. da Peneda (Chavião)
Pontos de Interesse: Capela Sra. da Peneda, Área Protegida do Corno do Bico, Miradouro Penedo Rebolinho, Miradouro Chã do Bento, Represa de Riomao, Miradouro Corno do Bico, Torre de Vigia do Corno Bico, Aldeias de Vilares, Gaviães e Chavião.
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão,
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal Paredes de Coura; Paisagem Protegida Corno do Bico, Corno do Bico
A Visitar: CEIA


Comentários

  1. Excelente relato Vítor Vieira!!!Dá muita vontade de ter ido ;)
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário