Caminhada Extra: Canhão do Vale Poios á Lupa

"restart our engines"... Sicó mission – take I – Canhão de Vale de Poios!

Em véspera de caminhada oficial dos SR’s alguns decidiram dar à sola de véspera e explorar o vale de Poios, mais concretamente um pequeno trilho por “um dos maiores canhões fluviocársicos português, formado por grandiosas vertentes escarpadas que outrora a água escavou e modelou”.
Por entre campos e oliveirais, chegamos ao primeiro ponto de interesse, a lagoa de covão das Favas. Tal pai, tal mãe, tal filha, a nossa Carolina, qual Alice no país das maravilhas, saltitava pelo bosque e marcava o ritmo do grupo. Lá fomos seguindo por campos e bosques em direcção ao vale, envolto num imponente maciço rochoso onde as marcas humanas eram visíveis apenas nos materiais de escalada instalados nas escarpas. Chegados à porta do vale, entramos na aldeia, onde retemperamos forças junto à capela de S. João. Vamos que se faz tarde, os queijinhos do Rabaçal esperam por nós… Saídos da aldeia, continuamos caminho por trilhos de pé posto. O walkie talkie não estava mas afinal estava – quase testávamos a marcha ré do engine J.C… Adiante, rumo à Senhora da Estrela, uma capela linda, a 350mts de altitude, encaixada numa imponente escarpa. Continuando a subir, já muito perto dos carros, encontramos o miradouro da Sra. da Estrela com vistas panorâmicas sobre o vale, onde fizemos a nossa foto de grupo e seguimos rumo ao nosso ponto de partida.
Um trilho pequenino, cerca de 8,5km, mas muito grande em beleza e interesse paisagístico. Um canhão fluviocársico com características únicas no nosso país digno de ser apreciado.

Descrição: Cristina Moreira











MAPATRILHOELEVAÇÃO
http://www.walkingportugal.com/z_distritos_portugal/Braga/Fafe/FAF_pr10_trilho_do_vento_folheto.pdf
PARTICIPANTES CONFIRMADOS FINAL (01 ABR 15H)
Sérgio, Maria Carolina, Victor, Catarina, José Carlos, Mário, Cristina, Cármen, Felismina, Vera, José, Rocha, Agostinha, Alexandra, Matilde, Leonor, Sérgio Silva, Alberto, Elsa, Manuel, Deolinda, Gabriel
( 66 / 90 )
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2017.04.01
10:00
Aldeia de Poios

N 39º 59'32,9'' W 8º 32' 57,8''
39.992457  -8.546395

 8,5kmMédioLink
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Canhão do Vale Poios
Local:  Serra de Sicó
Partida/Chegada:
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: GPS
Pontos Água: Aldeia
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Aldeia de Poios (Soure)
Pontos de Interesse: Capela Sra. da Estrela, Vale dos Poios, Canhão Vale dos Poios,
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão,
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal do Pombal; Serra de Sicó
A visitar: Rabaçal, Penela

Comentários