147ª Caminhada: Trilho Picos do Marão a Foto de Grupo

Extra: Subida ao Pé de Cabril à Lupa

Respondendo a um desafio lançado pelo Grupo das Solas Rotas, a 20 de maio 2017, realizou-se mais uma caminhada cheia de aventuras no Gerês – Subida ao pé de Cabril.

Em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, contemplando a beleza da paisagem natural do meio, iniciou-se a caminhada tendo o privilégio de observar os belos cavalos selvagens e até mesmo montar a cavalo “em cavalo de pedra” (rocha em forma de cavalo). Continuando com aventura, todos os elementos do grupo, imitando os gatos, atravessaram pelas rochas um trilho estreito e baixo, para de seguida contemplar uma das paisagens lindíssimas do ponto alto de pé de cabril.

Rochas, sobre rochas quase até às nuvens, podendo-se observar o rio Homem (Albufeira de Vilarinho das Furnas), Albufeira da Caniçada e todo o cenário montanhoso à volta. O prazer de imitar os gatos foi tão sublime, que se regressou pelo mesmo trilho.

A caminhada continuou até ao prado. Aqui na sombra de uma bela árvore deliciamo-nos com o almoço, sempre ao som da água a correr. E

Em direção à aldeia, a água foi-nos acompanhando e permitindo-nos sentir alguma frescura em dia tão quente.

De forma a reiniciar outra subida, uma vaca resolveu dar apoio e ensinar o verdadeiro trilho. Sempre a subir a serra, a beleza da paisagem ia modificando, mas sempre a surpreender.

Depois de algumas subidas mais, avistou-se a calma do rio, a zona da aldeia submersa, uma pequena cascata em rocha gigante e a Albufeira de Vilarinho das Furnas.

Continuou-se a subir, sempre contemplando cenário belo da montanha até encontrar terreno já pisado da parte da manhã.

Caminhada termina com a beleza da casa de guarda de Leonte.

Foi uma experiência única e inesquecível, que será sempre um gosto voltar a contemplar tamanha beleza e como se foi afirmando no grupo “Gerês é Gerês”

Carla Mendes SR175

MAPATRILHOELEVAÇÃO

PARTICIPANTES CONFIRMADOS FINAL (20 MAI - 19h)
Victor, Sérgio, Bernardo, Raquel, Carla, Alberto, Elsa, Adelino

Âmbito: Paisagístico, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: GPS
Pontos Água: Fontes (escassas)
Exposição Vento/Solar: Alto
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Portela de Leonte
Pontos de Interesse: Pé de Cabril, Serra do Gerês, Panorâmica Albufeira Caniçada, Panorâmica Albufeira Vilarinho das Furnas