147ª Caminhada: Trilho Picos do Marão a Foto de Grupo

90ª Caminhada: Trilho Fisgas de Ermelo à Lupa

Em pleno outono, mas com clima de verão visitou-se a serra do Alvão, cheios de ansiedade para chegar às fisgas de Ermelo.
Partindo da povoação de Ermelo, onde as casas de xisto e lousa embelezam a paisagem da aldeia, iniciou-se o percurso com uma pequena descida que nos levou a uma bela ponte de madeira até à ribeira de Fervença. Aqui sentiu-se a frescura da água e contemplou-se a vegetação em volta da mesma. Seguiu-se uma enorme subida em terreno rochoso que permitiu admirar a beleza das paisagens da serra do Alvão, assim como observar pequenas casas isoladas espalhadas pela serra. No caminho cruzamos-nos com o pastor da serra que cheio de felicidade levava as suas cabras pelo trilho e também se contemplou a montanha rochosa até ao ponto mais esperado, o miradouro das Fisgas de Ermelo. Momento registado com uma foto de grupo que mostra toda a beleza do local, a queda de água assim como a lagoa enorme. Continua-se o percurso até às lagoas mais pequenas (piocas de cima), mas não menos belas tanto pela cascata como também por todas as pequenas lagoas espalhadas no percurso. Chegados à aldeia, deliciamos-nos com o almoço no único café da aldeia, onde fomos atenciosamente atendidos. O trilho continua, atravessando-se a ponte do rio OLO e seguindo pela floresta até se poder contemplar as escarpas da montanha e alcançar novo miradouro das fisgas de Ermelo. Com o calor a apertar começou-se a descer o caminho empedrado até chegar novamente à aldeia de Ermelo, onde a água fresca das fontes permitiu acalmar todo o calor que se fazia sentir.

Este é um trilho que permite contemplar a beleza natural da serra do Alvão, com subidas e descidas acentuadas que revelam como a natureza nos surpreende.

Descrição: Carla Mendes SR175














MAPATRILHOELEVAÇÃO
http://www.manteigastrilhosverdes.com/uploads/pr_5_mtg_por_v2.pdf
PARTICIPANTES CONFIRMADOS FINAL (15 OUT - 19h)
Sérgio, Victor, Mário, Ricardo, Manuel, Deolinda, PaulaAntónio, Daniel, Sílvia, António, Sérgio, Alexandra, JoãoStelaAlberto, Carla, Cláudia, PedroJuliana, Raquel, Bernardo, Susana, Luísa, Agostinha, ManuelArmandoArturDaniel
( 58 / 90 )
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2017.10.15
09:30
Igreja Paroquial Ermelo

41º 21' 29.9''N 7º 53' 23.6''W
41.358310, -7.889878

 14Médio/AltoLink

MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho Fisgas de Ermelo
Local: Parque Natural Alvão
Partida/Chegada: Aldeia Ermelo (Mondim de Basto)
Estacionamento: Sim 
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: Boa
Pontos Água:  Aldeias
Exposição Vento/Solar: Alta
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Igreja Paroquial de Ermelo
Pontos de Interesse: Aldeia de Ermelo, Varzigueto; Piocas de Cima e Baixo; Miradouro das Fisgas de Ermelo, Panorâmicas do Alvão, Rio Olo
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão, Chapéu, Protector Solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Mondim de BastoParque Natural do AlvãoBastoMove.te
Nota: Aquando a realização do trilho, não detectamos nenhuma parte queimada significante.
Apoio: Existe cafés, tanto em Ermelo como Varzigueto.

Comentários