13ª Grande Rota: Terras Altas de Fafe à Lupa


Mais uma aventura "Code Name GR43"

Ponto de encontro na já habitual pastelaria Beta em Ermesinde, tempo para um café e alguma conversa.

E eis que no meio dela surge uma ideia iluminada vá-se lá saber de quem :) mas bastante inteligente (e que tal deixar um dos carros no parque de campismo com as tendas, sacos camas e outras coisas desnecessárias...íamos mais leves) digam lá, foi ou não foi inteligente!!

Então siga, com destino ao parque de campismo da Queimadela.

Chegados ao parque, deixamos então um carro com o equipamento que não era necessário.

Seguimos então para Aboim ponto de partida desta GR. Chegados a Aboim tempo ainda para mais um café desta no café da Acácia, e antes do arranque a já habitual foto de grupo.

Já em andamento pairava ainda uma duvida entre todos, iremos ou não apanhar uma molha??? hummm logo se vê.

Partindo de Aboim seguimos pelos núcleos rurais de Figueiró do Monte e de Barbeita de Baixo e daqui por entre os Carvalhais das Serras de Fafe até Mós, um núcleo recuperado que faz parte da rede de “Aldeias de Portugal”. Saindo de Mós, subimos até ao Monte das Lameiras, o ponto mais alto da GR.

Entretanto começa a chover, (duvida desfeita) toca a tirar ponchos e impermeáveis da mochila... e claro não podia faltar os clicks as meninas de poncho!

Dai tomamos rumo para Gontim, onde fizemos uma pausa para o almoço no parque de lazer.

Já de estômago aconchegado seguimos para Luilhas, Argande e por fim Monte, onde fizemos uma paragem prolongada no café local a "roer" os biscoitos do Gabriel :)

Daqui foi sempre a descer até à barragem da Queimadela, sem antes passar por Repúlo, uma pequena e singular aldeia turística de Pontido da rede de “Aldeias de Portugal”

Mais uns metros e chegamos a Praia Fluvial da Barragem, já perto do parque de campismo onde passaríamos a primeira noite.

Já no parque toca a começar a montar as tendas antes que escurece-se... tarefa algo difícil para três meninas que lá andavam com a tenda as voltas, enfim mulheres!

Todos de banho tomado é hora de tratar do jantar.

Assadores a bombar com a bela da chouriça e a mini a acompanhar (até rimou héhé) sala de leitura convertida em sala de jantar...mas a gente quer lá saber disso...vamos é comer. Mesa posta com menu variado, queijos, pão, marmelada, bolinhos, bola de carne, mortadela...tudo bastante dietético....até havia uma espécie de Sushi. Mexilhão não da praia fluvial da queimadela, mas sim de lata e a cada passo lá andava um Ratatui a picar!

Uma vez que estávamos numa sala de leitura, esta não podia ter faltado pois o Grande Chef brindou-nos com um momento raro, de pura narrativa!!! da qual jamais nos vamos esquecer...

De bariguinha cheia vamos lá para mais um aventura, ainda tentamos contactar os "AM SHOW" mas pelos vistos andam em digressão por terras Africanas, assim sendo o programa nocturno escolhido foi:

Pontido by Night

Lanternas Check, Frontais Check siga numa caminhada nocturna com algum frio a mistura, uma experiência fantástica o bosque a noite tem sempre outra magia!

Todos em filinha e com cuidado, sempre com atenção para não pisar os habitantes nocturnos que saem a noite, salamandras, sapos entre outros que pelo caminho fomos encontrando.

De regresso ao parque de campismo, avizinhava-se uma noite difícil (para uns mais que outros) tanto era o frio que se fazia sentir...mais valia termos ido para a tenda dos escuteiros que era bastante grande e tínhamos dormido todos em conchinha :)

Enquanto uns passaram a noite no conforto das das suas tendas, embalados pelo som de algumas "Harpas" outros houveram que passaram a noite desconfortáveis no sofá e com direito a TV...não é justo!

2º Dia

Tendas arrumadas, pequeno almoço tomado e Voltaren na veia, vamos então para a nossa segunda etapa. Foto de grupo a entrada do parque e siga que agora é sempre a subir (e que bem que sobe!)

Já em andamento passamos pelo local onde na noite anterior alguém queria dar uma taulada no cimento, enfim...

Seguimos para Calcões e Pedraído sempre ladeando campos de cultivo vamo-nos aproximando de Lagoa. Depois, e atravessando um bonito carvalhal, chegamos a Várzea Cova, onde fizemos uma pausa.

Daqui subimos até Bastelo e depois até Aboim onde visitamos o moinho de vento, descemos até à igreja local onde acaba a nossa GR.

Na reta final fomos surpreendidos por um vento agreste, que nos trespassou diria mesmo que gelou deixando alguns mais sensíveis de pelo no ar. Mas nada como um bom espírito de grupo para aquecer os nossos corações...

Victor Parente















MAPA
TRILHO
ELEVAÇÃO
http://www.manteigastrilhosverdes.com/uploads/pr_5_mtg_por_v2.pdf
PARTICIPANTES CONFIRMADOS FINAL (5 NOV- 19h)
Sérgio, Victor, Mário, Ricardo,Cristina, Gabriel, Raquel, Carla, Cláudia, Alberto
( 20 / 30 )
PARTIDA
LOCAL
GPS
KM
GRAU
MAPA
2017.11.04
09:30
Aldeia de Aboim

41º 32' 33.0''N 8º 05' 14.6''W
41.542491, -8.087385

 50
Díficil
Link

MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho Terras Altas de Fafe (GR43)
Local: Fafe
Partida/Chegada: Aldeia de Aboim (Fafe)
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: Com falhas (indicação)
Pontos Água:  Aldeias
Exposição Vento/Solar: Alta
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Aldeia de Aboim
Pontos de Interesse: Aldeias, Moinho de Aboim, Barragem da Queimadela, Centros de Artezanato
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão, Chapéu, Protector Solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: FafeFafe.com
Nota: Queremos chamar a Vossa atenção, que devido aos fortes incêndios ocorridos este ano, poderá haver a possibilidade de passarmos alguma parte do trilho afectada.
AVISO IMPORTANTE: A caminhada não inclui seguro

Comentários

  1. E não é que o grupo SR ganhou um novo membros para as descrições dos trilhos?!? Victor, venha a próxima descrição...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário