147ª Caminhada: Trilho Picos do Marão a Foto de Grupo

Extra: Trilho Montanha Sagrada à Lupa

Oito magníficos, Solas Rotas, encontraram-se no dia 13 de maio, em São Lourenço da Montaria, sem a bênção do São Pedro, para fazerem o PR1 – Trilho da Montanha Sagrada.
As nuvens cor de chumbo, confundiam-se lá no alto com as rochas graníticas, matizadas por musgo. O sol envergonhado nem sequer prometia uma réstia da sua boa disposição.
No topo da montanha, esperavam-nos paisagens de cortar a respiração e muitos pontos de interesse, natural (fauna e flora) e geológico.
Às 9:15, depois de consultarmos o placard dos trilhos da Montaria, lá começamos a subir a íngreme encosta. As rochas, dispostas no chão, foram-nos paulatinamente elevando até um planalto onde se via a Igreja da Nossa Senhora do Minho. Para onde nos dirigíamos, tivemos sempre uma nuvem, fiel companheira. Mas, não se limitou a ameaçar. A “chuva molha tolos” e o vento forte não deixou ninguém indiferente. Valeu-nos o santuário em honra da nossa senhora para nos abrigar.
Decididos, começamos a descida com o estômago a marcar quase treze horas. Num local mais abrigado e soalheiro cada um colaborou para a “mise-en-place”. Foram degustados “vários pratos”, o chouriço que o Vítor cortou às rodelas e o bolo fantástico da Deolinda.  O Xiripiti também não faltou e provavelmente foi por isso que começámos a ver no horizonte as paisagens que estavam previstas no prospeto.
Chegados ao cruzamento onde estava sinalizado o Mosteiro de São João D`Arga decidimos não visitar o famoso monumento e continuar o trilho por um caminho de cabras. Avistamos uns garranos e aproveitamos para tirar a fotografia do grupo. Descendo já para São Lourenço da Montaria, avistamos um parque de merendas muito convidativo em dias quentes e um Posto de turismo à entrada da povoação.
Foi um dia que surpreendeu pela dureza da paisagem, pela sua beleza natural, mas também pelo calor humano que carateriza sempre as caminhadas com os Solas Rotas.
SR Adelino Ramos












MAPA
TRILHO
ELEVAÇÃO
http://www.manteigastrilhosverdes.com/uploads/pr_5_mtg_por_v2.pdf
PARTICIPANTES CONFIRMADOS FINAL (13 MAI- 19H)
Victor, Mário, Daniel, Manuel, Deolinda, Carla, Cláudia, Adelino
(16/ 45)
PARTIDA
LOCAL
GPS
KM
GRAU
MAPA
2018.05.13
09:00

41º 47' 28.0'' N  8º 43' 43.0''
41.791120   -8.728600

19
Díficil
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho Montanha Sagrada
Local: Montaria (Serra D'Arga)
Partida/Chegada: S. Lourenço da Montaria
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Fraco
Âmbito: Paisagístico, Cultural, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: GPS
Pontos Água:  0
Exposição Vento/Solar: Alto
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: S. Lourenço da Montaria
Pontos de Interesse: Igreja de Montaria, Viveiros Florestais, Mosteiro de S. João de Arga, Fonte de Urze, Senhora do Minho, Porta da Vila
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão,
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal Viana do CasteloSerra D'Arga
AVISO IMPORTANTE: A caminhada não inclui seguro

Comentários