quinta-feira, 5 de julho de 2018

Caminhada Extra: Trilho da Costa da Ponte à Lupa

Entusiasmados e curiosos por conhecer Vale dos Poldros, a dita aldeia parecida com a dos "senhores dos anéis" lá chegamos ao nosso destino, em dia de festa (romaria ao Santo António) já sabíamos o que nos esperava no fim da caminhada.

Seguimos então o nosso caminho, deixando a Capela de Santo António para trás (local escolhido para deixar os carros), passamos pela aldeia de Vale dos Poldros, onde ainda são visíveis algumas cardenhas (casas/abrigos onde os pastores ficavam quando levavam o gado para a montanha no verão).

Passando as eólicas, começamos a descer em direcção ao Rio Vez, acompanhado por uma levada onde a água ainda corria com abundância. O calor apertava, e qualquer sombra era uma paragem "obrigatória".

Deixando o bosque para trás, entramos numa calçada romana, que nos iria levar à ponte da Estivadinha, para cruzarmos o rio, aqui já era visível os socalcos de Sistelo, que se estendem até Porto Cova, aldeia esta que iríamos passar.

Cruzando o rio, começamos a subir, a parte mais "custosa" mas mais bonita do trilho, percorrendo caminhos que o grupo já anteriormente tinha passado (Trilho do Glaciar Alto Vez e a GR Soajo Peneda), para alguns já não era novidade.

Uma pequena sombra, e alguma água, acompanhou-nos ao almoço, entre cavaqueiras e carolices enchemos a barriga e descansamos as pernas, porque ainda agora tinha começado a subida.

Pés ao caminho, e subindo pedra a pedra, tempo para uma alegre conversa com uma senhora da aldeia, lá seguimos rumo à Branda da Aveleira, após passarmos a mesma, seguimos o caminho dos romeiros para Peneda, para um pouco mais à frente desviarmos para a capela de Santo António.

E como o corrocel não para... o ultimo quilometro foi um pouco atribulado...com o caminho tapado, à que improvisar...uma serie de obstáculos para transpor, uma levada para nos refrescar, uma represa que nos tentava dar um mergulho...e um monte que nos fez subir quase de gatas....antes da bela fresca cerveja na romaria.

E foi assim mais uma aventura....

Sérgio Sousa










MAPA
TRILHO
ELEVAÇÃO
http://www.manteigastrilhosverdes.com/uploads/pr_5_mtg_por_v2.pdf
PARTICIPANTES CONFIRMADOS FINAL (17 JUN - 19H)
Sérgio, Victor, Ricardo, Mário, Raquel, Susana, Carlos, Marlene, Vera, José, Rocha, Agostinha, António, Daniel
(28/ 45)
PARTIDA
LOCAL
GPS
KM
GRAU
MAPA
2018.06.17
09:00
Vale dos Poldros (Arcos de Valdevez)

41°59'58"N 8°17'38"W
41.999444, -8.293889

15
Díficil
LINK
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho da Costa da Ponte
Local: Serra da Peneda
Partida/Chegada: Vale dos Poldros
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: ?
Âmbito: Paisagístico, Cultural, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: GPS
Pontos Água:  0
Exposição Vento/Solar: Alto
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Vale dos Poldros (Arcos de Valdevez)
Pontos de Interesse: Vale dos Poldros, Serra da Peneda, Capela Santo António, Branda de Santo António, Ponte da Estivadinha, Rio Vez, Aldeia de Porta Cova, Socalcos
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão,
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Vale dos PoldrosSerra da PenedaArcos de Valdevez
AVISO IMPORTANTE: A caminhada não inclui seguro

Sem comentários:

Enviar um comentário