147ª Caminhada: Trilho Picos do Marão a Foto de Grupo

116ª Caminhada: Trilho de Fafião - Pincães em Anúncio

CAMINHADA CONFIRMADA
- INSCRIÇÕES FECHADAS
- Inicio da caminhada às 9h
- Caminhada com desníveis acentuados de 16 km
- Passagem em locais com água (ribeiros)
- Aconselha-se o uso de botas, água, roupa adequada às condições atmosféricas e também uma troca de roupa e calçado para final da caminhada.
- Preparados para tudo



Aldeia de Fafião, Cabril

Trilho de Fafião - Pincães, trata-se de um trilho circular, que unirá as duas aldeias, aproveitando alguns troços de trilhos existentes na área.

Iremos iniciar esta aventura, na Aldeia de Fafião, daqui a poucos metros passaremos pelo Fojo do Lobo de Fafião, onde tomaremos um pequeno caminho que nos levará ao emblemático Miradouro da aldeia. (aqui teremos o primeiro desafio, quem conseguirá passar pela "trincha do magros"...eu não passei).

Depois de apreciarmos a belíssima paisagem ao redor do miradouro, desceremos ao estradão, onde passaremos o parque merendas da aldeia, e rumaremos para norte a caminho de Pincães.

Esta passagem, terá um pouco de tudo, iniciaremos em estradão, seguiremos pelo um bosque acompanhados por uma abundante levada, passaremos a "fonte da Regideira", uma represa, e um excelente planalto "cercado" por altas montanhas...resumidamente serão 5 km onde os pontos de interesse não faltaram.

Silha dos Ursos, já do lado de Pincães, avistaremos este ponto de interesse, e tomaremos o caminho para sul, acompanhados pelo rio Pincães, onde as suas águas cristalinas, irão nos acompanhar uma grande parte da nossa aventura.... e os seus "pequenos afluentes" por-nos à prova (atenção vamos molhar os pézinhos)

Cascata de Pincães e os seus moinhos, é o ponto principal deste trilho, uma imponente cascata, onde o caminho até lá é feito acompanhado por uma pequena levada de um lado e o rio do outro....muito interessante.

Aldeia de Pincães, será o nosso "restaurante" aqui iremos recuperar as energias, para os últimos 5km.

O caminho de volta para Fafião, será por estradão entre pinheiros e eucaliptos e sempre acompanhados pelo rio Cávado, onde poderemos apreciar a albufeira da Barragem de Salamonde.

Chegados a Fafião, ainda passaremos pela parte antiga da aldeia, onde a Capela de Fafião e o Ecomuseu da Vezeira "fecham" a nossa aventura antes de chegarmos aos carros.

INSCRIÇÃO
Se faz intenção de nos acompanhar, preencha o seguinte formulário,
apenas depois das 21:00 da 4ª feira anterior ao dia da caminhada e até às 18:00 de 6ª feira
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2020.02.22
09:00
Aldeia de Fafião
(Cabril)
41º 42' 08.0''N  8º 05' 23.7''W
41,702232 -8,089919
19Extenso
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho Fafião - Pincães
Local: Aldeia de Fafião, Cabril
Partida/Chegada: (coordenadas)
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: GPS
Pontos Água:  Sim
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Aldeia de Fafião (coordenadas)
Pontos de Interesse: Aldeia de Fafião, Fojo do Lobo, Miradouro, Parque Merendas, Silha dos Ursos, Rio Pincães, Cascata de Pincães, Moinhos e Levadas, Aldeia de Pincães, Albufeira de Salamonde, Capela de Fafião, Ecomuseu da Vezeira.
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão (troca de roupa/calçado para o final)
Reconhecimento: Sérgio e Gabriel
Outras informações: Junta de Freguesia de Cabril

AVISO IMPORTANTE: A caminhada não inclui seguro

Comentários