Próximo Passo: 118ª Caminhada Trilho Santuário Senhora da Lapa

CAMINHADA CONFIRMADA
APENAS MEMBROS / INSCRIÇÕES FECHADAS
Início da caminhada às 9h

Caminhada com alguns desníveis
Aconselha-se o uso de botas, água, roupa adequada às condições atmosféricas e também uma troca de roupa e calçado para final da caminhada
Recomenda-se o uso de máscara
Preparados para tudo

Soutelo, Vieira do Minho

Trilho Santuário Sra da Lapa, é o trilho escolhido para o mês de Setembro, como o nome indica, a passagem pelo santuário será o seu ponto máximo.

Partiremos, do parque do santuário (local das coordenadas), em direção ao mesmo, aqui aproveitaremos para ter o primeiro contacto com o Santuário Senhora da Lapa, para os mais "curiosos", podem conhecer a sua lenda (aqui), infelizmente a capela está fechada a maior parte do tempo não nos será possível visitar.

Seguiremos por trás da capela, por um pé posto, onde podemos observar a paisagem envolvente, bem como as pequenas aldeias ao seu redor (Soutelo e Anissó).

Deixando o caminho, entraremos num estradão, rodeado por um eucaliptal (árvore mais abundante neste trilho), mais tarde, o primeiro desafio....um caminho (sem caminho) que nos obrigará a improvisar, subindo cerca de 300m numa picada....que o objectivo é chegar ao topo.

Aqui, voltaremos a um pequeno estradão, até ao primeiro miradouro, onde podemos observar as montanhas imponentes do Gerês (Pé Cabril, Fonte Cornos Fria, Pico da Nevosa), também uma vista sobre a albufeira do Ermal, e mais umas quantas pequenas aldeias.

Passado o segundo ponto de interesse, rumaremos ao nosso "restaurante", um enorme penedo, com uma vista mais aproximada do Ermal, onde a acalmia do local, contrasta com o chilrear dos pássaros.

Aqui, desceremos até um bosque, inicialmente preenchido por eucaliptos, que mudará para pinheiros e sobreiros enquanto nos aproximamos da aldeia (Azevedos).

Uma pequena passagem (200m), e iniciaremos a "subidinha" (aprox. 4km) até a uma pedreira existente no local (são bastantes nesta zona, que embora sejam necessárias, degradam a paisagem....).

Uma pequena descida, embala-nos para a ultima subida até ao miradouro de santuário, aqui vimos a capelo do topo, e a descida é qualquer coisa fantástica, por um pequeno passadiço, sobre pedras, envergando por meio dos rochedos...até "colidir"´com a capela.

Achamos um trilho interessante, com umas excelentes paisagens, e uma obra arquitetónica fora do comum.

Alertamos para os divisíveis, não muito acentuados; falta de abastecimento de água, zonas do trilho com água e lama, uma parte do mesmo bastante exposta.


INSCRIÇÃO
Se faz intenção de nos acompanhar, preencha o seguinte formulário,
apenas depois das 21:00 da 4ª feira anterior ao dia da caminhada e até às 18:00 de 6ª feira
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2021-09-19
09:00
Parque de Estacionamento
Santuário Senhora da Lapa
41º 36' 50.2''N 8º 11' 23.5''W
41,613950  -8,189854
12Médio
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho Santuário Senhora da Lapa
Local: Parque Estacionamento Santuário Senhora da Lapa, Soutelo
Partida/Chegada: (coordenadas)
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: GPS
Pontos Água:  ?
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui



Comentários