119ª Caminhada: Rota do Rios e Levadas em Anúncio

ADIADA (nova data 2022-07-31)

INSCRIÇÕES FECHADAS

NOTA: Avisamos todos os participantes que para domingo está previsto chuva, contudo iremos realizar a atividade, caso as condições atmosféricas não se agravem.

Início da caminhada às 9h

Possibilidade de piso escorregadio
Aconselha-se o uso de botas, água, roupa adequada às condições atmosféricas e também uma troca de roupa e calçado para final da caminhada
Recomenda-se o uso de máscara
Preparados para tudo



Santa Cruz, Oliveira de Frades

Rota dos Rios e Levadas, este percurso iremos realizar no próximo dia 19 (domingo) uma vez que na altura que estava marcado as condições atmosféricas não permitiram a sua realização. 

Partiremos da Associação Académica Santa Cruz, passando pela vila, e alguns caminhos rurais, para iniciar a descida até à ribeira da Lavandeira, passando por pontos de interesses como Gruta e Minas dos Mouros.

Daqui, seguiremos lado a lado até quase à foz da mesma, pelo caminho teremos ainda a oportunidade de atravessar o leito do rio Gaia, passar pelas quedas de água.

Mais à frente, iremos ver algumas ruinas de moinhos e levadas, onde (dependendo altura do ano) a água está sempre presente no caminho, tornando por vezes muito escorregadio.

Chegados ao rio Vouga, passaremos pela aldeia de Fornelos, e acompanharemos uma outra ribeira, a ribeira dos Tombos, cheia de vários desníveis e quedas de água, onde se destaca a Pena Quebrada.

Por fim, teremos a oportunidade de passar pelas povoações de Porcelhe, Santa Cruz e Vila chã.

Pontos de Interesse: Gruta e mina dos Mouros, rio Gaia e Vouga, ribeiras Lavandeira e Tombos, queda água Pena Quebrada, Albufeira de Ribeirario, Povoações Fornelos, Porcelhe, Santa Cruz e Vila Chã.

IMPORTANTE: Este trilho pode haver zonas de difícil transição (escorregadio) recomenda-se o máximo cuidado. Recomenda-se o uso de máscaras nas passagem pelas povoações.

INSCRIÇÃO
Se faz intenção de nos acompanhar, preencha o seguinte formulário,
apenas depois das 21:00 da 4ª feira anterior ao dia da caminhada e até às 18:00 de 6ª feira
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2022-06-19
09:00
Associação Académica de Santa Cruz40º 44' 16.1''N  8º 15' 14.2'' W
40.737809   -8.253949
12MédioLink
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Rota dos Rios e Levadas
Local: Santa Cruz, Oliveira de Frades
Partida/Chegada: Associação Académica de Santa Cruz
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Cultural, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: GPS
Pontos Água:  Sim
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui


Comentários