Lapa das Pombas em Odemira

Num dos dias das nossas férias em Vila Nova de Milfontes, resolvemos ir a Almograve de carro. Fica a cerca de 12Km e quando chegamos à praia havia a indicação de percurso. Até os olhos brilharam.

Mais tarde descobri que era o percurso de pequena rota PR1 ODM - Lapa das Pombas em Odemira. Como não foi planeado e não havia tempo, fizemos apenas parte do percurso. Não chegamos a ir ao Porto de Pesca Lapa das Pombas.


Vista da Praia de Almograve (de sul para norte). Recomendo uma visita à praia, sem esquecer de que este percurso a intercepta.


O recorte nas rochas é excepcional. Obrigatório presença no local já que estas fotografias estão a 2D, e por conseguinte, não é possível ter uma percepção correcta da profundidade da mesma.


Grande parte do caminho é efectuado sobre a areia.


O percurso estava bem sinalizado. Ao longe a praia perto da Foz do Ouriços.


Chegamos à Foz do Ouriços e tivemos que molhar os pés para avançar para a outra margem.


Depois de passar a Foz do Ouriços, tínhamos de subir outra vez. Mas avançamos com confiança, pois havia pelo menos duas marcações a indicar que o caminho era o certo (descubra as 2 marcas vermelhas e amarelas na rocha).


Mais uma vez é de realçar a beleza das pinceladas nas rochas. Parece uma tela pintada à mão.


Ao chegarmos às Praias do Brejo Largo e do Brejo Longo, resolvemos parar com a caminhada. Ao longe ainda se via mais estacas de madeira com sinalética do percurso e o mesmo não dava sinal que ia terminar. Tiramos umas fotografias, contemplamos a paisagem e comentávamos que se fosse maré cheia, devia haver apenas uma pequena (ou nenhuma) extensão de areia.


Voltamos ao nosso ponto de partida, mas agora estava maré vaza.


Fim da nossa caminhada na Praia de Almograve (mais a norte). Dos 8,9km fizemos 2,5Km (5Km com a vinda). Nada mau para um percurso sem planeamento prévio, pois nem sabíamos onde começava e qual a sua extensão.


No final do dia, ainda fomos de carro ao Cabo Sardão, um local a não perder. Aconselho a levar uma toalha de praia para se deitar e contemplar a dimensão da paisagem durante algum tempo.

No dia seguinte regressamos para o Porto. Tinham terminado as férias no Alentejo. Para a próximas férias pretendo me informar melhor dos percursos existentes na zona para um melhor planeamento de futuras caminhadas. Sem dúvida que as caminhadas são uma forma única de se descobrir a beleza da natureza e das gentes.

Boas caminhadas.
  • Percurso Número: PR1 ODM
  • Nome: Lapas das Pombas
  • Concelho: Odemira
  • Início: Porto de pesca de Lapa de Pombas
  • Distância: 8,9 Km
  • Grau: Fácil
  • Pontos de Interesse: as formações dunares e rochosas (nota para as deformações a que foram sujeitas as rochas do Paleozóico, com mais de 300 milhões de anos)
  • Mapa: -

Comentários

  1. Vistas espectaculares, realmente dá vontade de ir lá passar umas férias :)
    E assim também se aproveita e faz-se umas caminhadas.

    Continuem assim.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,

    Que rica vida ;-) Belas paisagens!!

    Espero que tenha passado umas excelentes férias.

    Um grande abraço,
    Paulo Sousa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário