Rota dos Espigueiros em Fafe à Lupa

O dia amanheceu chuvoso fazendo já adivinhar o tipo de piso que iríamos encontrar, e à hora marcada, desta vez um pouco mais cedo, lá nos encontramos no ponto de encontro para mais uma caminhada, desta vez para Fafe, Trilho dos Espigueiros, organizada pelo colega Vilarinho.


[sónia]

Á chegada ao ponto de início do percurso, junto á igreja de Várzea da Cova, já nos aguardavam mais 4 elementos e o Sr. Joaquim para se juntarem ao grupo, que entretanto já tinha ganho mais 2 elementos (um deles o nosso organizador). Após um breve café, lá fomos nós desta feita acompanhados pelo Sr. Joaquim (junta de freguesia), que gentilmente se disponibilizou a nos acompanhar em cerca de metade do percurso e que tão bem o fez, o nosso bem-haja!


[sónia]


[sónia]




[dores]

Como em quase todas as caminhadas, alguns elementos não dispensam as suas máquinas fotográficas, disparando para mais tarde recordar, embora a no nosso amigo Francisco tenha entrado em “período de greve”.


[dores]


[dores]

Em amena cavaqueira, lá percorremos parte do percurso ora vestindo, ora tirando o impermeável, pois o S. Pedro tinha tirado o dia para a brincadeira, ora pelas aldeias ora por caminhos rurais entre choupos e carvalhos e ao longo da Ribeira de Abrunheiros...Numa das poucas vezes que cruzamos a estrada principal, fomos brindados com um buzinão de motards que percorriam aquelas paragens rumo a destino desconhecido.


[dores]

O almoço desta vez, para além de mais cedo que o costume foi no alpendre do café Boinas Verdes, gentilmente cedido pelos familiares do Sr. Joaquim, e que teve direito a café expresso aconchegado por uma lareira aquecida a ramos de carvalho… e que bem ali se estava… mas era hora de partir, e algum tempo depois o Sr. Joaquim deixou-nos para ir ao seu almoço, deixando o grupo ao cuidado do nosso GUIA VILARINHO. É claro que seguir o caminho certo durou o tempo de chegarmos a uma estrada e ninguém saber muito bem onde continuava o percurso… será que o reconhecimento foi feito???...talvez mas há uns anos atrás!!! Ouvimos o nosso guia dizer:”Todos temos um mapa para encontrar o percurso!”, este “Todos” representa apenas 4 folhetos cedidos pela junta de freguesia.


[dores]

Encontrado o caminho, embrenhamos pelo meio da vegetação de giestas com alguns picos á mistura, levando-nos o caminho de encontro com a ribeira de Bastelo, onde a água jorrava com toda a força que lhe era permitida. Já no vale a chegar ao fim do percurso, ouvimos alguém declamar em jeito de adoração: “Olhem só esta paisagem, nem parece Portugal, parece mais Trás-os-Montes!”… será que esta região já faz parte de alguma província de Espanha e nós ainda não sabemos??!!


[dores]

Um enorme espigueiro á entrada de novo em Várzea da Cova, fez o mote final aos disparos do dia, ficando apenas para o fim a foto de grupo, acompanhada do delicioso café da nossa amiga Catarina… é claro que a seguir a tarde finalizou em Jesuítas!


[sónia]

Venham mais!
  • Percurso: Rota dos Espigueiros
  • Local: Fafe
  • Partida/Chegada: Largo da Igreja (Várzea)
  • Tipo: Circular
  • Distância: 12 km
  • Grau: Fácil/Moderado
  • Data: 2010.02.21
  • Participantes: Carla, Dores, Catarina, Francisco, Sónia, José
  • Almoço: Volante
  • Dicas:bastão, roupa adequadas às condições atmosféricas, botas, muda de roupa (recomendado)
  • Organização: Blogue Pedestrianismo
Mapa
KML
Altimetria

Sónia Oliveira elaborou este artigo

Comentários

  1. Parabéns a todos pelas fotografias :D

    Realmente transmitem a beleza Natural deste determinado percurso!

    Cumpz e Boas caminhadas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário