À descoberta do... Porto

… e o Porto aqui tão perto!

Caros amigos,

Realizamos no passado dia 4 de Setembro mais uma caminhada dos Solas Rotas. Desta vez, propusemo-nos fazer uma excursão pedestre pela cidade do Porto. O ponto de encontro foi a Estação de S. Bento e após um cafezinho (e uma natinha para os gulosos) para acordar, pusemos as pernas ao caminho.

Estação S. Bento

Começamos pela Igreja Santo Ildefonso, perto da Praça da Batalha. Descemos para Sta. Catarina e passamos alegremente pela Livraria Latina, pelo Café Majestic e pela Capela das Almas.

Igreja Santo Ildefonso

Logo ali ao lado, entramos no Bolhão onde aproveitamos para tirar uma foto de grupo. Àquela hora, a azáfama já era grande!

O grupo no Mercado do Bolhão

Continuamos a nossa caminhada e fomos à Igreja da Trindade. Descemos a Avenida dos Aliados e subimos a Rua dos Clérigos, em direcção ao monumento que lhe deu o nome – a Torre dos Clérigos. Alguns caminhantes aventuraram-se a subir os 225 (duzentos e vinte e cinco degraus!!!) e a 75 metros de altura para apreciar a magnífica vista sobre a cidade do Porto.
Visitamos o Centro Português de Fotografia onde estava patente uma exposição sobre a implantação da República (foi chegar e partir).

De seguida visitamos o Museu Romântico para ganhar apetite para o almoço (a barriga já chamava pelos petiscos).

Igreja dos Clérigos

Almoçamos no Palácio de Cristal, mesmo em frente à antiga jaula do famoso Xico (não…não era fininho até era bem gordinho e peludo).

Depois do repasto descemos para o Museu dos Transportes …azar…estava fechado e continuamos ao longo do Rio até à Igreja de São Francisco. Alguns Solas abriram os cordões à bolsa e observaram Arte Barroca do melhor que existe no Mundo quiçá da Europa (como diria o famoso João Broas).

Pavilhão Rosa Mota (Palácio de Cristal)

Após uma curta visita à Casa do Infante, partimos para a outra margem, atravessando a famosa Ponte Luis I.

Ponte Dom Luís I

Visitamos as Caves da Croft, onde um simpático guia nos apresentou a região do Douro e o seu excepcional clima e solo para a produção de vinho generoso, fino, mais conhecido por Vinho do Porto, bem como nos explicou os diferentes tipos de Vinho do Porto.

Para finalizar, nada melhor do que um copito, mas só para os visitantes! O simpático guia não teve direito!

Foto do grupo nas Caves do Vinho do Porto da Croft (VN Gaia)

De regresso à Invicta, e depois de contar mais alguns degraus das Escadas do Codeçal, visitamos a Sé Catedral.

Sé Catedral

Por fim regressamos à base (estação de S. Bento) com mais uma caminhada cumprida com boa disposição.

De referir que todos acataram o alerta do guia do grupo e respeitaram as passadeiras…excepto o próprio guia…

Outra(as) Informação(ões)
  • Percurso: À descoberta do...Porto
  • Local: Porto
  • Partida/Chegada: Estação de S. Bento (Porto)
  • Tipo: Circular
  • Distância: +/- 17 km
  • Grau: Moderado
  • Data: 2010.09.04
  • Inicio: 8:45
  • Fim: 19:00
  • Participantes SR: Sérgio, Katy, Francisco, Ricardo, Agostinha, Rocha, Carla, Dores, Maria João, Nuno, Catarina, Sónia Oliveira