147ª Caminhada: Trilho Picos do Marão a Foto de Grupo

45ª Caminhada: Trilho do Corgo à LUPA

Estamos de volta!!!

Depois de umas merecidas férias, que mais parecia um ano, voltamos para a nossa 5ª temporada, para começarmos o calendário 2013/14, escolhemos uma paisagem vinhateira. Assim no passado dia 15 de Setembro, deslocamos-nos até Santa Marta de Penaguião, mais propriamente Alvações do Corgo, de forma a realizar o Trilho do Corgo.

Conhecedores de alguns pontos deste trilho, visto que ainda este ano fizemos a antiga linha do Corgo desde Vila Real à Régua, trata-se de um trilho interessante, onde as vinhas nos acompanham em quase todo caminho.

Assim por volta das 10 e muitos minutos, dado o nosso atraso, começamos a caminhada, o ponto de encontro foi junto à igreja paroquial de Alvações, onde se encontra a placa de inicio do percurso.

Depois de uma breve passagem por Alvações, iniciamos a descida até ao Rio Corgo, este caminho faz-se por estrada, pelo meio encontramos o primeiro ponto de interesse a Estação de Alvações da linha do Corgo, que se encontra ainda bem conservada.


Victor Parente

Após uma pequena paragem, retomamos o nosso caminho até ao rio, onde cruzamos a ponte, após uns metros abandonamos a estrada e seguimos por caminhos em terra entre vinhas, onde podemos apreciar os enormes cachos de uvas que preenchem a paisagem.


José Carlos Sousa


Carlos Moedas

Num instante, chegámos até S. João de Lóbrigos, onde uma vez mais entramos na povoação, e contactamos de perto com gentes locais. Ainda foi possível vermos um tradicional "pisar" de uvas no lagar.


Humberto Sousa

O ponto dois, infelizmente passou-nos ao lado, e a Igreja Paroquial, só a conseguimos ver à distancia, uma falha da nossa parte, assim sendo, iniciamos a subida para o Miradouro da Ermida de S. Pedro.


Humberto Sousa


José Carlos Sousa

Atingindo o topo, aproveitamos para almoçarmos com uma vista panorâmica, onde ao longe se podia avistar Alvações do Corgo, e do outro lado a cidade da Régua. Para inicio da temporada, a primeira parte fez-se em bom ritmo.


José Carlos Sousa


Humberto Sousa


José Carlos Sousa


José Carlos Sousa

Depois de um grande projecto do fotógrafo, lá saiu a foto de grupo onde a forte inclinação não é retratada na foto... assim como o fotógrafo.

Estava na hora de "darmos corda aos sapatos", então começamos a descer, um pouco mais à frente a falta de sinalização, baralhou-nos as ideias, mas nada que não conseguíssemos resolver.

O calor era o nosso principal inimigo, de tal forma, que aquando a chegada à povoação Vila Maior, invadimos o coreto desta. Mais uma paragem técnica, de forma a hidratarmos um pouco e juntar o grupo.


Carlos Moedas

~
Manuel Silva

Um pouco mais à frente cruzamos novamente o rio, por uma ponte, rio este que por vezes no Inverno não se consegue transpor, devido ao seu forte caudal.

Faltava-nos a parte pior, os últimos 2 km, que era subir até Alvações, uma subida não muito acentuada, mas um pouco complicada com o calor. Esta inicia-se dentro de uma propriedade privada, onde se passa ao lado do portão trancado a cadeado. Pelo meio atravessamos uma vez mais a antiga linha do Corgo, para uns metro à frente chegar à estrada principal.

Após alcançar a mesma, estamos a uns 600 metros do inicio do trilho.


Victor Parente


José Carlos Sousa

Antes de acabar a nossa aventura, tempo para mais uma "invasão", desta feita, no café da aldeia.

Parte do grupo ainda deu um mergulho na praia fluvial de Fornelos. Recomendamos.

Os nossos agradecimentos a todos, voltamos em Outubro....

Escrito por Sérgio Sousa

MAPATRILHOELEVAÇÃO
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2013.09.15
10:00
Igreja Paroquial
Alvações do Corgo

N 41° 11' 50"
W 07º 45' 13"
11ModeradoLink
INSCRIÇÃO
Para inscrição gratuita, preencha a Ficha de Inscrição até 6ª feira anterior
--- a caminhada não inclui seguro ---
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: Trilho do Corgo
Local: Santa Marta de Penaguião
Partida/Chegada: Igreja Paroquial
de Alvações do Corgo
Âmbito:Paisagístico, Cultural
Tipo: Circular
Sinalização:?
Pontos Água:2
Exposição Solar: Alta
Regras: Ler aqui
Organização: Solas Rotas
Pontos de Interesse: Paisagem Rural do Douro Vinhateiro, Estação de Alvações da Linha do Corgo, Igreja Matriz de Alvações de Corgo, Igreja de São João Baptista em Lobrigos, Ermida de S. Pedro (vista panorâmica) e Rio Corgo
Participantes: 100 solas (ver anúncio)
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas, Botas, Bastão
Reconhecimento: Sem Reconhecimento
Ponto Encontro 1: Café Açúcar Fino (Ermesinde) às 08:00
Ponto Encontro 2:  Igreja Paroquial de Alvações do Corgo às 10:00

Comentários