5ª Escapadinha: À Descoberta de Melgaço à Lupa

Escapadinha de fim de época
Para o encerramento da época, preparamos um fim-de-semana minhoto por terras de Melgaço e arredores.
Em modo pré férias, mais que caminhar, o objectivo era conhecer melhor a região, disfrutar e conviver. O programa prometia, a ansiedade era tanta que até houve quem fosse na semana anterior…
Partimos de Ermesinde rumo à primeira paragem, o miradouro de Tibo. Após alguns km de curva e contra curva onde os cavalos e o gado bovino têm prioridade, deparamo-nos, a  800 metros de altitude, com uma magnífica varanda para contemplar a imponente Serra da Peneda.  A aldeia de Tibo surge em primeiro plano nas margens do rio Veiga e ao longe avista-se o Santuário da Senhora da Peneda, abrigado num vale profundo e verde. Momentos clik com selfies e panorâmicas, houve ainda quem avistasse o rio Lima e o S. bento… seriam pokemons??? Esclarecidos e situados, seguimos viagem ao Santuário da Peneda.


Conta a lenda que “A Senhora da Peneda terá aparecido a cinco de Agosto de 1220, a uma criança que guardava algumas cabras. A Senhora apareceu-lhe sob a forma de uma pomba branca e disse-lhe para pedir aos habitantes da Gavieira, para edificarem naquele lugar uma ermida. A pastorinha contou aos seus pais, mas estes não deram crédito à história. No dia seguinte quando guardava as cabras no mesmo local, a Senhora voltou a aparecer, mas sob a forma da imagem que hoje existe, e mandou a criança ir ao lugar de Roussas, pedir para trazerem uma mulher entrevada há dezoito anos, de nome Domingas Gregório, que ao chegar perto da Senhora recuperou a saúde…”.
Visita ao Santuário, momentos notálgicos de lembranças da passagem do grupo naquele local quando fizeram a GR, era tempo de seguirmos viagem pois a caminhada do dia aguardava-nos em Lamas de Mouro. Encontrada a rapariga dos tremoços, seguimos para o parque de lazer de Lamas do Mouro. O trilho podia esperar, havia que piquenicar antes de caminhar. Um parque verde, bem agradável para o efeito. Já para o mergulho nem por isso, tivemos de acionar o plano B – os SR têm remédio para tudo!... O vizinho piqueniqueiro, que falava português e estrangeiro, ainda tentou abrir a pista de dança mas sem sucesso; foi trocado por “duas mulheres e meia” a tentarem abrir a torneira da fonte… E conseguiram!, Claro!, não fossem Mulheres SR. Barriga cheia e sem molhas na fonte, hora do trilho junto ao centro interpretativo de Lamas do Mouro. Um pequeno passeio, bem agradável, cerca de 6 km para ajudar e a digestão e preparar o mergulho, este já nas piscinas municipais junto à Pousada da Juventude onde pernoitamos. Um fim de dia bem passado, apenas com alguns registos de bastante turbulência devido às bombásticas “toladas” de alguns distintos SR, a fazer jus ao nosso Rigas. Jantar na pousada – o V. já tinha saudades do franguinho à PJ –, tempo de um cafezinho na Vila e hora de descanso… a dormir ou a “caipirar”…
O elevado trafego de motas nas camaratas perturbou o sono de alguns mas, qual atletas do centro de estágios ali ao pé, logo de manhazinha fizemos o nosso passeio matinal nas margens do rio Minho. Um troço do PR “percurso marginal do rio Minho”, ao longo de um bonito passadiço, outrora uma levada agora desactivada, com cera de 1500m, infelizmente sem sinais de manutenção mas em estado aceitável. O Alvarinho já chamava por nós, seguimos viagem para o centro de Melgaço onde visitamos o castelo e o solar do Alvarinho. Depois do almoço, mais um momento nostálgico em castro laboreiro com lembranças de escapadinha e caminhadas que por ali fizemos. Para terminar a nossa escapadinha, paragem no Lindoso com visita ao castelo e eira comunitária que acolhe um dos maiores conjuntos de espigueiros do Alto Minho.
Programa cumprido, regresso a casa ainda com uma paragem para a despedida em Ponte da Barca. Assim se passou um fim-de-semana à descoberta de mais uns recantos encantadores do nosso tão belo país. Época SR encerrada em beleza, em Setembro regressamos para mais uma jornada de boas e belas aventuras.
Boas férias!

Cristina Moreira, SR 73.










Fotos: Victor Parente e Gabriel Costa
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: À descoberta de Melgaço

Locais: Arcos de Valdevez, Tibo, Peneda, Lamas de Mouro, Melgaço, Castro Laboreiro, Lindoso, Ponte da Barca

Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Arcos de Valdevez
Participantes: Sérgio, Catarina, Carolina, Francisco, Victor, Catarina, Alberto, Elsa, Manuel, Deolinda, Fernando, Isabel, Mário, Gabriel, Felismina, Cármen, Cristina, Rui
Pontos de Interesse: Gerês, Miradouro de Tibo, Santuário da Peneda, Melgaço, Solar do Alvarinho, Castelo Melgaço, Castro Laboreiro, Castelo e Espigueiros do Lindoso, Ponte da Barca
Percursos Realizados: Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro; Percurso Marginais do Rio Minho (parte)
Dicas: Água; Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas, Chapéu, protector solar
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal de Melgaço; Aldeias Portugal

Comentários

  1. Uau... que espetacular... Cris, tem um jeito natural e nato para este tipo de coisas... Sem duvida umas das melhores descrições que por aqui vi...

    ResponderEliminar
  2. Simplesment TOP Cristina Moreira! Um relato que nada fica atrás do fim-de-semana!!! Levas mesmo jeito para a coisa!!! Parabéns ;)

    ResponderEliminar
  3. Ahahah! Super Mário, tamanho elogio merece prémio: estás nomeado para escrever a próxima. ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário