80ª Caminhada: De Lourido à Ermida à Lupa

E mais uma vez o grande grupo "Solas Rotas" se junta para mais uma épica caminhada. Eram 9:30h da manhã e demos início a mais uma aventura. Um trilho delineado por GPS, sem marcações, e que reunia partes de vários trilhos.

Lá fomos nós, preparados para tudo. Espanto o nosso quando nos vemos perante um caminho, todo ele cheio de silvas, silvas que até nos brindaram com um túnel. Mas aventura é aventura, bora lá desbravar terreno! Entre os avanços, recuos, e correções do caminho, normal quando se é orientado por um GPS, todos se divertiram e aproveitaram a fabulosa vista.

Até chegar ao ponto mais alto do trilho, tivemos oportunidade de passar por gravuras rupestres talhadas nas rochas, pequenas rochas dispersas que outrora deram lugar a sepulturas, e paisagens diferentes. Algum verde e alguma natureza morta causada pelos incêndios do verão. Que nos deixaram a pensar em como é tão lindo o verde deste país e como temos que lutar por o preservar.

No cimo da serra acho que todos puderam suster a respiração ao admirar tamanha beleza. Um lindo quadro por entre montanhas, rios, e animais. Uma verdadeira paleta de cores de outono. Aqui paramos a recuperar forças para continuar o nosso trilho, e almoçar. Depois de conversas e fotos demos continuação ao trilho. E como é possível a paisagem ainda ter ficado mais encantadora? As cores ficaram mais vivas e tudo parecia imaculado e preservado. Um panorama um bocado diferente da subida. Vimos cavalos, gado e uma antiga aldeia. Por vezes o chão era regado por um riacho, que fazia refletir ainda mais o verde da vegetação. E o melhor de tudo é esta paisagem ser acompanhada pela banda sonora de um rio que perto de nós passava.

Foi uma ótima caminhada. Diferentes panoramas mas todos eles belos e de certo que todos acabaram felizes e com aquele cansaço bom de quem adora o que faz. Depois das despedidas só restou um "até já" com desejo de voltar a fazer mais uma caminhada com este fantástico grupo.

Carla Neves, SR158  e Noémia Pinto SR128








MAPATRILHOELEVAÇÃO
PARTICIPANTES CONFIRMADOS FINAL (28 OUT / 2H)
Carla, Sónia, Francisco, Luísa, Agostinha, Mário, Cármen, Felismina, Fátima, Inês, Alberto, Elsa, Paula, Fernando, Luís, Sérgio, Alexandra, João Pedro, Sara, Zulmira, Cláudia, Fernando, Isabel, Isabel, Vera, José, Alexandrina, Vítor, Manuel, Sérgio, Helena, Victor, Mário, Manuel, Deolinda, Pinheiro, Raquel, Bernardo, Elisa, José, Zé Pedro, Sérgio, Carlos, Gabriel, Carla, Noémia, Ricardo, Rocha, Agostinha
( 46 / 60 )
PARTIDALOCALGPSKMGRAUMAPA
2016.11.13
09:30
Aldeia de Lourido41°49'14.0"N, 8°17'06.0"W
41.820556, -8.285000
 17Difícil Link
MAIS INFORMAÇÕES
Percurso: De Lourido à Ermida
Local: Serra Amarela
Partida/Chegada: Aldeia de Lourido (Ponte da Barca)
Estacionamento: Sim
Rede Telemóvel: Sim
Âmbito: Paisagístico, Histórico, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: GPS
Pontos Água: 2 (aldeias)
Exposição Vento/Solar: Alto
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Aldeia de Lourido (Ponte da Barca)
Pontos de Interesse: Aldeia de Lourido, Aldeia da Ermida, Serra Amarela, Figuras Rupestres, Lapa da Moura, Rio Froufe.
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão,
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal Ponte da Barca; Serra Amarela, ICNF
A Visitar: Ponte da Barca, Aldeia e Castelo do Lindoso

Comentários

Enviar um comentário