82ª Caminhada: Percurso de Vila Boa à Veiga à Lupa

“Bom ano!” “Tudo de bom!”
Findas as festividades, foi tempo de dar as boas-vindas ao ano caminheiro. Não seguimos a estrela dos reis Magos mas sim as orientações dos nossos guias exemplares que, com a ajuda do GPS, nos proporcionaram um magnífico percurso em Cabeceiras de Bastos. “Vila Boa – Veiga – Vila Boa”, Cerca de 16km por campos e bosques, em plena serra da Cabreira.
Chegados à capela da Senhora do Alívio, pés ao caminho rumo ao curral da Maçã, sensivelmente a meio do percurso. Entre subidas e subidas, mais subida menos ou nenhuma descida, lá fomos conquistando a serra da Maçã. Sem grandes dificuldades, a beleza da paisagem atenuava qualquer dificuldade do caminho. Num dia que mais parecia de verão, de quando em quando, nas zonas mais sombrias, a geada e até mesmo o gelo das poças de água marcavam a presença invernal. Eis que o caminho se encontra com o trilho dos castanheiros. Tempo de nostalgia e recordações da 2.º caminhada do grupo, e já lá vão 8 anos e qualquer coisa!… A poucos km do objetivo – o alto da serra da maçã – uma pequena sala de penedos forrados de musgo convidava a uma pausa. Tempo de retemperar forças para continuar o nosso passeio. Sem café mas com chá quentinho, seguimos rumo o nosso destino, cada vez com a companhia mais próxima das eólicas. Chegados ao topo, uma vista fenomenal! O curral da maçã, a 1073 metros de altitude e o desfile de um corço que por ali bailava. Foto de grupo para mais tarde recordar e seguimos descendo em direção a Veiga. Muito cuidado na descida, entre silvas, giestas e mato. Ao som do “olha a silva” e “olha o buraco” lá fomos seguindo caminho até Veiga. Uma alegria ver a casa de guarda recuperada depois de termos visto a de Agra em ruinas. De veiga até Vila boa o caminho continuou por trilho de pé posto até à aldeia, onde terminamos o percurso subindo a escadaria da capela da Senhora do Alívio.
Missão cumprida, 16km de pura natureza e camaradagem SR. Um menos para o “carimbo men” que se esqueceu do dito e palmas à Alexandrina que recebeu o bonequinho. Parabéns Alexandrina, SR170
Próxima serra, Alvão. Até lá!
Cristina, SR74.

MAPATRILHOELEVAÇÃO
PARTICIPANTES CONFIRMADOS FINAL (08 JAN / 21H)
Sérgio, Victor, Helena, Mário Santos, Mário, Gabriel, António, Daniel, Miguel, Vera, José, Luísa, Agostinha, Manuel, Mónica, Marlene, Carlos, Rocha, Agostinha, Cristina, Andresa, Alberto, Elsa, Paula, Fernando, Carla, Cláudia, Sérgio, Eduardo, Isabel, Alexandrina, Fátima, Inês, Ana, Sílvia, Inês, Manuel, Deolinda, Raquel, Ricardo
( 80 / 90 )

Âmbito: Paisagístico, Ambiental
Tipo: Circular
Sinalização: GPS
Pontos Água: Nenhum (recomendado)
Exposição Vento/Solar: Médio
Almoço: Volante
Regras: Ler Aqui
Sugerido: Solas Rotas
Ponto Encontro: Capela Sra. do Alívio (Aldeia de Vila Boa)
Pontos de Interesse: Serra da Cabreira, Aldeia de Vila Boa, Curral das Maçãs
Dicas: Água, Roupa adequada às condições atmosféricas; Botas; Bastão,
Reconhecimento: Sem reconhecimento
Outras informações: Câmara Municipal de Vieira do Minho, Câmara Municipal de Cabeceiras de Bastos, Serra da Cabreira